Após uma ausência de 18 anos, o Amazonas FC estará de volta ao cenário do futebol nacional com a participação do Amazonas FC no Brasileirão Série B. O último clube amazonense a competir nessa categoria foi o São Raimundo em 2006.

Para iniciar sua jornada, neste sábado (20), enfrentando o Sport Recife na Arena da Amazônia, às 16h, pela primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

A história do futebol amazonense na Série B remonta a 1971, quando a Associação Atlética Rodoviária do Amazonas participou pela primeira vez.

Desde então, diversos clubes, como Rio Negro, Fast Clube, Nacional e Princesa do Solimões, buscaram deixar sua marca na competição, mas sem conquistar o acesso tão almejado.

Destaca-se a campanha do São Raimundo em 2005, quando a equipe terminou em 15º lugar, à frente de renomados clubes brasileiros, como Sport Recife e Bahia.

No entanto, no ano seguinte, o São Raimundo foi rebaixado, em meio à transição para o sistema de pontos corridos na Série B.

Agora, o Amazonas FC surge como o sétimo representante do estado na Série B, com a missão de conquistar o acesso ao se sagrar campeão da Série C.

O desafio começa contra o Sport Recife, que, apesar de ser o atual campeão pernambucano, ficou em sétimo lugar na temporada anterior.

Com um histórico rico, o Amazonas FC inicia uma nova era para o futebol amazonense, reacendendo a paixão dos torcedores e buscando colocar o estado novamente no mapa do futebol nacional.

Nacional Futebol Clube, Série B em 1983 – Divulgação/Julcemar Alves/Sedel
Time do São Raimundo, Série B em 2001 – Foto: Divulgação/Julcemar Alves/Sedel
Amazonas Futebol Clube, Série B 2024 – Foto: Divulgação/Julcemar Alves/Sedel