O Amazonas ocupa o primeiro lugar em taxa de incidência da tuberculose no Brasil, com o registro de 64,8 casos por 100 mil habitantes. As informações são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Entre janeiro e agosto deste ano, foram notificados 1.980 casos. No mesmo período de 2020, foram notificados 1.928 casos da doença.

A FVS alerta para a importância de prevenção. A tuberculose é transmissível pelo ar e pode ser causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. A evolução da doença costuma ser lenta, podendo levar semanas ou até mesmo anos para apresentar os primeiros sintomas.

Ao apresentar sintomas suspeitos de tuberculose, é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e informar os sintomas.

Entre os 1.980 registrados no Amazonas este ano, 70,3% estão localizados em Manaus, sendo 1.392 casos na capital. No restante do Estado, os municípios que mais apresentaram casos foram: Manacapuru (60), Tefé (50), Tabatinga (42) e Iranduba (39).

Covid x Tuberculose

“O principal sintoma que diferencia as duas doenças é o tempo de duração da tosse. Na tuberculose, a duração é de duas semanas ou mais, porém é comum também o paciente apresentar falta de apetite e perda de peso, febre baixa no fim do dia e sudorese noturna”, explica a coordenadora do PECT/FVS-RCP, Marlucia Garrido.

______________________________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas

Homem é morto após trocar tiros com a polícia no bairro Jorge Teixeira em Manaus

 

Após tiroteio e morte, velório do cantor Romarinho é retomado com a presença da PM

 

Com preço a R$ 120 o botijão de gás, projeto de lei cria programa ‘Gás para os brasileiros’

 

VÍDEO: Conselho Tutelar denuncia esquema de ‘aluguel de crianças’ para pedir esmola em Manaus

 

Sine Manaus e AM ofertam 275 vagas de emprego para esta sexta