Amazonas registrou até esta sexta-feira (17) cerca de 4.639 casos de dengue nos últimos cinco meses. Os dados são da Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).  

Em comparação com o último boletim, divulgado em 9 de maio, houve um aumento de 195 casos da doença no estado.  

Manaus soma metade das incidências da doença na região. O Informe Epidemiológico de Arboviroses, da Prefeitura de Manaus, aponta que a capital amazonense registrou, de janeiro até 13 de maio, cerca de 2.136 casos confirmados.  

Já os números de suspeita de dengue em Manaus chegam a 8.675 e investigados cerca de 137.  

A vigilância epidemiológica confirmou uma morte por dengue e outra em investigação.  

Prevenção contra dengue

Para prevenir a dengue e outras arboviroses, é necessário eliminar os locais de acúmulo de água, identificados como criadouros para mosquitos transmissores das doenças. 

Também é importante manter quintais limpos, sem acúmulo de matéria orgânica, e utilizar repelente.  

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, recomenda que a população realize semanalmente o “Checklist 10 Minutos contra a Dengue”.  

Esse checklist envolve ações simples, como descartar entulhos e dejetos acumulados nos quintais, vedar caixas d’água e limpar calhas e ralos para eliminar os criadouros de mosquitos. 

“São ações realizadas de forma permanente e que nós intensificamos no período das chuvas, quando a umidade e o calor favorecem a reprodução dos mosquitos e ocasionam maior incidência das doenças”, afirma a secretária.  

Vacinação

Como parte das estratégias de vigilância e controle das arboviroses, a Semsa Manaus tem vacinado crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue. A secretária Shádia Fraxe reforça a importância da imunização. 

Ela também orienta que pais e responsáveis levem os filhos para receber a vacina, disponível em mais de 70 unidades de saúde da rede básica. 

“A vacina protege contra os principais sorotipos do vírus, reduzindo o risco de hospitalização ou até mesmo morte pela dengue. E, quanto mais pessoas vacinadas, menor será a incidência da doença e dos agravos dela decorrentes”, destaca Shádia. 

A lista completa de unidades que oferecem a vacina, com endereços e horários de funcionamento, pode ser conferida em https://bit.ly/salasvacinaqdenga.  

“Após receber a dose, o jovem deve permanecer no posto de saúde por 15 a 30 minutos para observação”, informa Shádia.