O governo do Amazonas vai ampliar o efetivo de pessoas na Operação Tamoitatá, que ocorre desde o mês de abril de 2021. A força-tarefa contará com mais 200 pessoas para fortalecer o combate ao desmatamento e às queimadas ilegais, no sul do Amazonas.

Equipes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), integradas à Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e à Força Nacional, irão agregar o efetivo.

Segundo informações do governo do Estado, o grupo ficará dividido em três bases, localizadas em Apuí, Humaitá e Lábrea. O objetivo é de aumentar a cobertura para combater a degradação ambiental na região.

O efetivo vai receber ainda o apoio de 175 brigadistas florestais, para atuar na contenção de pequenos e médios focos de calor. O reforço será para os municípios de Lábrea (26 brigadistas), Manicoré (20 brigadistas), Novo Aripuanã (24 brigadistas), Humaitá (20 brigadistas), Apuí (17 brigadistas), Boca do Acre (38 brigadistas) e Canutama (30 brigadistas).