Ícone do site Portal Norte

PAM Codajás realiza programação sobre a importância do aleitamento materno

Nesta quinta-feira (19), a Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou programação temática com palestras e atividades lúdicas para conscientizar gestantes e população em geral sobre a importância do aleitamento materno para a mãe e para o bebê.

A ação, intitulada ‘Aleitamento Materno: uma responsabilidade de todos’, foi realizada no auditório Raimunda de Souza Mendes, como parte do Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Com a participação do Grupo de Gestantes de Alto Vínculo da Policlínica Codajás, a programação destacou os benefícios proporcionados pela amamentação com leite materno.

“Essa campanha é muito importante para toda a sociedade, porque nós conseguimos explanar a importância do aleitamento materno e a cor dourada a gente fala que é o ‘alimento ouro’ para a criança. Tudo o que a criança necessita de vitaminas, de sais está no leite materno. Essa grande mobilização que nós fazemos é para que toda a sociedade entenda a importância do leite materno e como ele traz benefícios para a criança e para a mãe”, observou Ráiner Figueiredo, diretor da Policlínica Codajás.

O objetivo da campanha Agosto Dourado deste ano, de acordo com a Aliança Mundial para Ação em Amamentação, é informar sobre a importância de proteger o aleitamento materno, ancorar o apoio à amamentação como responsabilidade essencial de saúde pública, e interagir com pessoas e organizações para um maior impacto.

“Com grande satisfação preparamos esse evento todo especial, principalmente para as nossas pacientes, as nossas gestantes. Desde 1981 o Ministério da Saúde reforça variadas estratégias para proteção ao aleitamento materno, e todos os anos nós temos uma temática. Neste ano, todos nós somos chamados ao dever, à responsabilidade compartilhada em fomentar, proteger e incentivar o aleitamento materno”, destacou Eliane Matos, enfermeira do programa de Pré-Natal de alto risco da Policlínica Codajás.

 

Programação

Entre as ações preparadas para as participantes, uma acolhida das gestantes que fazem parte do programa, com a palestra ‘Amamentação – Um gesto de Alto Vínculo’.

Também foram realizadas atividades lúdicas com alunos da formação técnica de enfermagem do grupo Literatus, palestra ‘Amamentação: Responsabilidade Compartilhada’, orientações sobre ‘Amamentação em Tempos de Covid’ e uma dinâmica com as gestantes sobre mitos e verdades da amamentação, além de sorteio de brindes.

A palestra principal trouxe o tema ‘Amamentação: Responsabilidade Compartilhada’, com a mestre em saúde pública, subárea Saúde da Mulher, do Recém-Nascido, e coordenadora do Programa de residência em Enfermagem Obstétrica e Neonatal da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Lihsieh Marrero.

Sair da versão mobile