O juiz de Direito Paulo Fernando de Britto Feitoza, titular da 4.ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus, determinou que o senador Eduardo de Souza Braga exclua uma postagem feita no mês de setembro deste ano, em sua rede social Instagram, relacionada a aumento do ICMS do Diesel que teria sido autorizado pelo governo do Amazonas.

O magistrado entendeu se tratar de veiculação de notícia falsa ou fake news.

Na Tutela Antecipada Antecedente nº 0719995-35.2021.8.04.0001, ajuizada pelo Estado do Amazonas, o autor cita a postagem “Governo do Amazonas autoriza o aumento do ICMS do Diesel”, e com a seguinte descrição complementando: “mas tem gente que faz o contrário.

Aumenta imposto diesel (sic) que é utilizado no transporte de cargas e mercadores (sic) e com isso aumenta os preços de tudo o que consumimos”, publicada em 3/9/2021. C

Conforme argumentos do autor da ação, a postagem não se enquadraria como “trabalho parlamentar” ou como “jornalístico-informativo” e que não poderia ser mantida sob a proteção do princípio da liberdade de expressão, uma vez que teria objetivo de disseminar notícias falsas para atribuir responsabilidade ao Estado do Amazonas. Além disso, estaria promovendo uma matéria fora de contexto, ainda segundo os autos, sem fundamentação justificável e com possível motivação política.

 

Na decisão, com 13 páginas, o juiz considerou os argumentos apresentados nos autos  e determinou que os réus,  Eduardo Braga e Facebook Serviços Online do Brasil Ltda divulguem, no prazo de três dias, o direito de resposta apresentado pelo Estado no processo, na mesma rede social e nos mesmo moldes em que foi publicada a notícia; e que excluam, no prazo de 24 horas, qualquer publicação com intuito de imputar responsabilidade ao Estado do Amazonas pelo crescente aumento no preço dos combustíveis.

_________________________________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais acessadas do dia 

 

Em Manaus, recém-nascido é abandonado dentro de carro no bairro Nova Esperança

 

Atentados no 11 de setembro: 20 anos depois, a página triste da história do mundo

 

Fim do Whatsapp em celulares: De IPhone a modelos Android, saiba quais telefones perderão acesso

 

Lotofácil da Independência pagará neste sábado prêmio de R$ 150 milhões

 

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 45 milhões