A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a empresa cogestora New Life Gestão Prisional, realizou, nesta segunda-feira, 13, a abertura do curso inédito de Ornamentação de Festas no Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 (CDPM 2).

O objetivo é proporcionar mais uma via para a capacitação profissional dos reeducandos do grupo LGBTQIA+ que cumprem suas penas no sistema prisional do Amazonas.

______________________________________

RELACIONADAS

Mais de 300 estudantes são beneficiados com cursos profissionalizantes, no AM

 

Editais com mais de 2,5 mil vagas em concursos públicos saem em outubro, no AM

 

Lista de selecionados para cursos em Inovação e Indústria 4.0 é divulgada

______________________________________

Ao todo, a qualificação conta com a participação de 20 reeducandos LGBTQIA+, sendo 18 do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM 2) e dois do Centro de Detenção Provisória de Manaus 1 (CDPM 1).

A carga horária será de 40 horas, e os internos irão aprender por meio de aulas práticas e teóricas conteúdos sobre ambientação, ornamentação, planejamento e organização de espaços festivos.

A oportunidade de continuar se profissionalizando na primeira turma de Ornamentação de Festas foi dada ao reeducando LGBTQIA+ Josué (nome fictício). No CDPM 2, ele já participou dos cursos de Corte e Escova e Manicure e destacou sua felicidade e expectativa para essa nova qualificação.

“Quero aprender tudo o que for possível sobre essa área. Eu conheço algumas técnicas, pretendo aprimorá-las aqui para quem sabe, no futuro, poder fazer disso uma profissão que me ajude a crescer na vida”, afirmou.

O diretor do CDPM 2, Márcio Pinho, falou sobre a importância de se ofertar cursos variados e inovadores dentro do sistema prisional. Segundo ele, a diversidade nas profissionalizações proporciona maiores oportunidades aos detentos.

“Ornamentação de festas é uma atividade que está gerando muitos empregos na cidade, pois todos os dias acontecem novos eventos que precisam dessa mão de obra. Então a gente espera qualificar esses detentos para que possam sair daqui tendo a oportunidade de poder crescer profissionalmente e se reinserir na sociedade”, disse.

_______________________

ACESSE TAMBÉM

As mais acessadas do dia