A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) atualizou nesta quarta-feira, 15, os casos registrados de rabdomiólise, associados à doença da ‘urina preta’, no Estado.

Segundo a FVS, foram registrados 66 casos suspeitos da síndrome, sendo 54 em investigação epidemiológica em nove municípios do Amazonas e 12 descartados da suspeição.

Dos 54 casos em investigação, 33 são em Itacoatiara, 6 em Parintins, 4 em Urucurituba, 3 em Manaus, 3 em Silves, 2 em Maués, 1 em Autazes, 1 em Caapiranga e 1 em Manacapuru. Seguem internadas 4 pessoas suspeitas, sendo 1 em Urucurituba, 2 em Parintins e 1 em Itacoatiara.

A síndrome pode ser causada por várias formas. Por conta disso, a invistigação dos casos suspeitos é feita de forma criteriosa

“Rabdomiólise pode ser causada, também, por atividade física excessiva, consumo de álcool e outras drogas. Por isso, é importante que haja essa investigação rígida para que possamos chegar aos casos suspeitos pela ingestão do pescado”, explica a  diretora técnica da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

______________________________________

RELACIONADAS

+FVS notifica seis novos casos e chega a 61 número de registros da ‘urina preta’ no Amazonas

+FVS-RP determina restrições do consumo de Pirapitinga, Pacu e Tambaqui em Itacoatiara-AM

+Ainda sem respostas, novas equipes chegam para investigar causas da ‘urina preta’ em Itacoatiara-AM

______________________________________

Grupo de Trabalho

Para investigação das causas da rabdomiólise no Amazonas, o Governo do Amazonas montou um Grupo de Trabalho para mapear e buscar identificar as regiões onde estão os municípios notificadores dos casos suspeitos da síndrome.

Uma das medidas adotadas pela FVS-RCP foi a orientação para restrição do consumo de peixes oriundos de lagos e rios em Itacoatiara, a 176 quilômetros de Manaus. A orietação de restrição começou no dia  1º de setembro e encerrou na quarta-feira, 15, devido a não ocorrência de novos casos causados por ingestão de pescado no município.

Rabdomiólise

A rabdomiólise é uma síndrome clínico-laboratorial que decorre da lesão muscular com a liberação de substâncias intracelulares para a circulação sanguínea.

Ocorre normalmente em pessoas saudáveis, na sequência de traumatismos, atividade física excessiva, crises convulsivas, consumo de álcool e outras drogas, infecções e ingestão de alimentos contaminados que incluem o pescado. O quadro clínico da doença pode incluir elevações assintomáticas das enzimas musculares séricas (creatinina-fosfoquinase – CPK).

____________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais lidas do dia

Assassinato da atriz Daniella Perez será narrado em série; veja quem são atores escalados

 

Morre mulher alvejada com tiro na cabeça pelo próprio irmão, em Manaus

 

Bebê é entubada em UTI após ter 72% do corpo coberto por queimaduras causadas por remédio

 

Cetam abre vagas para 76 cursos profissionalizantes on-line

 

Sine Manaus e AM ofertam 174 vagas de emprego para esta quinta