Ícone do site Portal Norte

Alunos do projeto Ouvidoria Estudantil são empossados no TCE-AM

Na próxima terça-feira, 21, a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizará a posse de mais 11 alunos ouvidores do projeto Ouvidoria Estudantil.

A solenidade será no auditório da Corte de Contas, às 8h, e contará com a participação dos grêmios estudantis e diretores, que participam do projeto, além de autoridades locais.

______________________________

RELACIONADAS

Ex-diretor do Serviço de Água e Esgoto de Iranduba é multado pelo TCE-AM

TCE-AM julga contas irregulares de ex-gestora do Fundo Estadual de Saúde

TCE-AM suspende pregão eletrônico da UEA

______________________________

O evento contará, ainda, com a participação e palestra da secretária de Controle Interno da Presidência da República, Silvana Morato de Miranda, que já demonstrou interesse no Ouvidoria Estudantil como projeto-piloto para todo o País.

No início de agosto, houve a posse de três alunos ouvidores, que faziam parte do projeto piloto. Agora, com a expansão do Ouvidoria Estudantil para novas escolas, os novos alunos e grêmios estudantis participarão do ciclo de formação referente ao projeto.

“A expansão do projeto, em um curto período de tempo, nos deixa muito satisfeitos e otimistas. Pois, é fundamental que as escolas abracem o Ouvidoria Estudantil para que, assim, possamos levar esse despertar do protagonismo estudantil e do controle social, que são objetivos do projeto, para mais alunos”, disse o conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Desterro.

Como novidade, o projeto trará a figura do ‘Pequeno Ouvidor’, que serão os alunos ouvidores das escolas do Ensino Fundamental 1.

 

O programa

Desenvolvido pela Ouvidoria do TCE-AM em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), o programa ‘Ouvidoria Estudantil’ visa introduzir nas escolas municipais a ideia do ‘aluno ouvidor’.

O objetivo é aproximar ainda mais a Ouvidoria do TCE-AM da sociedade, instigando aos jovens estudantes desde cedo a vontade de contribuir com o controle social por meio da comunidade escolar. Os alunos ouvidores passam por período de formação e capacitação na sede do TCE-AM para conhecer e testar na prática diversos instrumentos de controle social.

Na primeira edição, foram eleitos alunos ouvidores e alunos ouvidores adjuntos nas Escolas Municipais Antônia Pereira, no bairro Santa Etelvina, na zona Norte; Abílio Alencar, na rodovia AM 010, km 35, zona rural de Manaus; e na Escola Municipal Dalvina Oliveira, no bairro Tarumã, Zona Oeste.

___________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais lidas do dia

 
 
 
 
 
 
Sair da versão mobile