Ícone do site Portal Norte

Dos 78 casos suspeitos da doença da ‘urina preta’ no Amazonas, 15 já foram descartados

De acordo com a Secretaria de Estado do Amazonas (SES), o Estado registrou até esta terça-feira, 21, 78 casos suspeitos de rabdomiólise, síndrome conhecida como doença da ‘urina preta’. Desse total, 63 estão em investigação e 15 já foram descartados. 

Dos 9 novos casos em investigação, cinco são de Itacoatiara, três de Manaus e um de Itapiranga. Os pacientes de Manaus são dois homens (de 18 e 39 anos) e uma mulher (de 30 anos). Já os casos de Itacoatiara são três homens (28, 32 e 43 anos), e duas mulheres (46 e 33 anos). O paciente de Itapiranga é um homem (de 27 anos).

Do total de casos suspeitos, dez pessoas seguem internadas, sendo nove de Itacoatiara e um de Itapiranga. Todos os pacientes estão estáveis.

Segundo o boletim de Situação Epidemiológica da Rabdomiólise no Amazonas, os peixes mais consumidos por pessoas que estão entre os casos suspeitos da síndrome são: pacu (40%), tambaqui (37%) e pirapitinga (30%). Desses peixes, 100% são de vida livre, 85% são procedentes de rios e 9% de lagos.

___________________________________

RELACIONADAS

+ Piscicultores realizam reunião para defender o peixe de cativeiro sobre a doença da urina preta

+ Doença da urina preta: Pará investiga sete casos e uma morte

+ Ainda sem respostas, novas equipes chegam para investigar causas da ‘urina preta’ em Itacoatiara-AM

___________________________________

Sintomas

O registro dos casos informados aponta que os novos pacientes apresentaram CPK (creatinina-fosfoquinase) elevados, mialgia, náuseas, nucalgia, fraqueza muscular, dor abdominal e urina escura, após ingestão de peixes.

Mas a coordenadora do CIEVS/FVS-RCP, Liane Souza, alerta que desses novos casos registrados, apenas dois apresentaram a urina escura. “Estamos monitorando todos os casos individualmente”, disse.

Cenário

De acordo com a FVS, dos casos compatíveis com o perfil de rabdomiólise, 15 estão distribuídos em cinco núcleos familiares. Os outros são casos isolados.

Os indivíduos do sexo masculino representaram 57% (36 de 63) dos casos compatíveis com o perfil da síndrome e os maiores de 40 anos foram os mais acometidos, totalizando 57% (36 de 63) dos casos, seguido da faixa etária entre 20 a 39 anos, com 25% (16 de 63) dos casos.

Dentre os 63 casos compatíveis, 60% dos casos ocorreram no município de Itacoatiara, 10% em Parintins, 10% em Manaus e 6% em Urucurituba.

Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) foi o município que mais registrou casos. Uma restrição de consumo de pescado foi aplicada no município no dia 1º de setembro e durou 15.

___________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais lidas do dia

Relação extraconjugal e desvio de dinheiro motivaram morte do militar Lucas Ramon, diz polícia do AM

 

Dono de supermercado é suspeito da morte do sargento Lucas Ramon em cafeteria, no AM

 

Casal de empresários suspeitos de assassinar o Sargento Lucas Ramon se entrega na DEHS

 

Operação da polícia em Manaus busca suspeitos da morte de militar em cafeteria

 

VÍDEO: Irritado com o protesto, Queiroga faz gesto obsceno para brasileiros, em Nova York

 

Sair da versão mobile