Ícone do site Portal Norte

Justiça determina a estruturação do Instituto de Criminalística, em Manaus

O Juiz Paulo Fernando de Britto Feitoza deferiu nesta semana o pedido do Ministério Público do Amazonas (MPAM), nos autos da Ação Civil Pública nº 0665920-80.2020.8.04.0001, que obriga o Estado do Amazonas a providenciar a adequação imediata do Instituto de Criminalística Lorena dos Santos Baptista (IC-LSB), localizado na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.

Conforme a decisão o Estado pode interditar o prédio e transferir o órgão para outro prédio. A ordem deve ser cumprida no prazo de 30 dias, sob pena de aplicação da multa diária fixada em R$1 mil.

“Nossa ação foi ajuizada para modernizar a perícia amazonense, dotando os órgãos que a compõem com estrutura capaz de atender a demanda do Estado. A deficiência na perícia técnico científica prejudica todo o sistema de Justiça criminal, o trabalho do Ministério Público e a própria prestação da Segurança Pública à sociedade. Por isso, é motivo de comemoração a decisão do juiz da 4ª Vara”, avaliou o Promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues.

______________________________

RELACIONADAS

+ Recomendação do MP à Seap expõe falhas no controle de presos do semiaberto

+ Enriquecimento ilícito de familiar do ex-prefeito em Nhamundá é alvo do MPAM

+ MPAM investiga funcionários fantasmas no gabinete da Prefeitura de Juruá

___________________________________

Conforme a decisão, passado o “momento de necessária cautela na realização de obras e serviços, por força do enfrentamento ao Coronavírus”, não há maiores obstáculos para que sejam afastadas as irregularidades apontadas pelo órgão ministerial porque a situação já era de conhecimento do Governo desde 2019, tendo sido realizadas diversas inspeções na sede do IC-LSB, sem que tenham sido providenciadas “quaisquer reformas emergenciais no local”.

A decisão liminar é resultado do esforço do MPAM para modernizar e fortalecer a Segurança Pública amazonense. Em 2020, o órgão ministerial ajuizou três ações civies públicas uma para cada instituto que compõe a estrutura da perícia técnico-científica no Estado, o Instituto de Identificação, o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico Legal.

“Já obtivemos uma decisão definitiva sobre o Instituto de Identificação, temos uma decisão liminar sobre o Instituto de Criminalística, agora é lutar pelo IML, para fechar o círculo de modernização do conjunto dos institutos de perícia no Estado”, ressalta o Promotor de Justiça.

______________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Beneficiários nascidos em setembro recebem nesta quinta o auxílio emergencial

 

 

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 12 milhões nesta quinta-feira

 

 

Cerca de 80 supostas vítimas de tráfico humano vindas do Haiti desembarcam em Manaus

 

 

Sine Manaus e AM divulgam 264 vagas de emprego para esta quinta-feira

 

 

Sine Manaus busca parceria com empresas para vagas temporárias de final de ano

Sair da versão mobile