Ícone do site Portal Norte

Frutas da Amazônia atuam na reversão do envelhecimento da pele, diz fapeam

Uma pesquisa desenvolvida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) constatou que resíduos do pó do guaraná e da semente do açaí são benéficos à cicatrização e favorecem a desaceleração do envelhecimento da pele, impactando diretamente na incidência e prevalência de feridas difíceis de cicatrizar.

A pesquisa foi desenvolvida pela doutora Ednea Ribeiro, a partir de projeto intitulado “Desenvolvimento biotecnológico à base de resíduos do pó do guaraná e da semente do açaí”.

De acordo com Ednea, o estudo aponta que muitos subprodutos gerados pelo uso de frutos amazônicos têm potencial econômico e podem gerar receitas adicionais aos produtores e também auxiliar na saúde e longevidade humana.

“O envelhecimento leva a uma desestruturação da pele, e com isto idosos acabam desenvolvendo uma série de disfunções, incluindo maior dificuldade de cicatrização e regeneração”, sintetizou a pesquisadora.

___________________________________

RELACIONADAS

+ Inpa desenvolve iogurte que atua na prevenção de doenças gástricas

+ Inpa oferece nove vagas em seleção para mestrado em Agricultura no Trópico Úmido

+ Fapeam estimula fixação de mestres e doutores no interior do Amazonas

___________________________________

O efeito do extrato combinado guaraná-açaí foi avaliado em cultura de células da pele humana. Além disso, estudos complementares também foram conduzidos com óleos combinados e processados de copaíba e andiroba, que já são amplamente utilizados em preparações dermatocosméticas e que podem também ser utilizados junto ao extrato de guaraná e do açaí.

Grande parte dos resultados do estudo já foi publicada sob a forma de resumos em eventos científicos, artigos de jornais e revistas, entre eles o “Journal of Cosmetic Dermatology”, disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31343815/.

O estudo acerca da combinação do efeito do extrato do guaraná e açaí na cicatrização testados em células humanas e em minhocas também está sob avaliação para a publicação na revista “Food Research Internacional”. 

___________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais lidas do dia

 

Pix: Operações noturnas terão limite de R$ 1 mil a partir desta segunda-feira

 

Grupo armado invade residência e mata homem no bairro Santo Agostinho, em Manaus

 

Embalada pelo eletrizante placar, Prefeitura libera torcida para o próximo jogo do Manaus FC pelo Brasileirão

 

Sine AM oferece 158 vagas de emprego para esta segunda

 

Deputado Roberto Cidade assume presidência do Partido Verde no Amazonas

Sair da versão mobile