Ícone do site Portal Norte

No AM, mais de 80% dos pacientes internados em UTI de Covid não se vacinaram ou estão com vacinação incompleta

Segundo dados apresentados pelo secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, entre os 45 pacientes internados com Covid-19 em hospitais de Manaus, até a terça-feira, 19, 62,2% não tomaram nenhuma dose de vacina.

Dos 26 que estavam em leito de UTI, 84,6% não tomaram nenhuma dose ou estão com o esquema vacinal incompleto.

Em suas redes sociais, o médico e secretário de Saúde, tem sido um dos maiores propagadores da vacinação no estado com alertas constantes sobre a importância da imunização para reduzir internações e óbitos.

“(…) Contra os números não existem argumentos. Vacinem-se. Completem sua segunda dose”, orientou o secretário na publicação.

 

 

Dos 26 pacientes em UTI, 19 (73,1%) não tomaram nenhuma dose dos imunizantes disponíveis, 3 tomaram apenas uma dose, e apenas 4 estão com o esquema vacinal completo.

Em relação aos leitos clínicos, do total de 19 pacientes internados, 9 não tomaram nenhuma dose, 5 estão com apenas uma dose e outros 5 completaram o esquema vacinal, com a dose única ou as duas doses.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, salienta que o Amazonas avança na Campanha de Vacinação contra a Covid-19, mas é essencial o esquema completo da imunização.

“A vacina é a nossa principal ferramenta para conter a pandemia, mas ela é mais efetiva com ciclo completo, por isso fazemos um chamamento para aqueles que estão com suas doses atrasadas no Amazonas”, alertou.

_________________________________

RELACIONADAS  

Brasil já tem 50% da população imunizada contra a Covid-19

CPI da Covid: Relatório final expõe na capa luto por vítimas na pandemia

FVS-RCP confirma uma morte por Covid-19 em Manaus

_________________________________

Conforme o último Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), nos hospitais de Manaus, há 45 pacientes, sendo 19 em leitos clínicos (2 na rede privada e 17 na rede pública), 26 em UTI (2 na rede privada e 24 na rede pública).

Há ainda outros 9 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 3 estão em leitos clínicos na rede privada, 5 estão em UTI (2 na rede privada e 3 na rede pública) e 1 em sala vermelha.

Em porcentagem, a taxa de ocupação de leitos de UTI geral na rede pública é de 73,79% e de Covid-19 é de 31,03%. Já os leitos clínicos gerais tem uma taxa de ocupação de 84,21% e Covid-19 de 13,28%.

Na rede privada, a taxa de ocupação de leitos de UTI geral é de 87,57% e de Covid-19 é de 15,38%. Os leitos clínicos gerais tem uma taxa de ocupação de 81,20% e Covid-19 de 7,24%.

No boletim consta, também, que nos 61 municípios do interior do estado há apenas 6 pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos.

__________________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Operação ‘Interior Mais Seguro’ é realizada em Iranduba-AM

 

VÍDEO: Homem é alvejado com diversos tiros por supostos membros de facção criminosa no São Raimundo

 

Caixa paga nesta terça-feira a última parcela do auxílio emergencial para os nascidos em janeiro

 

PF realiza Operação ‘Vikare’ em Manaus, Itacoatiara e oito estados

 

Prefeitura organiza lançamento do ‘Aniversário de 352 de Manaus’

Sair da versão mobile