As aldeias de Guapenú e Soares, pertencentes ao Polo Base Pantaleão, coordenado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus que responde à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Registraram 11 casos confirmados de Covid-19.

– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp

– Compartilhe esta notícia no seu Telegram

Com o aumento dos casos, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) começou a relizar um monitoramento do cenário epidemiológico no local.

No dia 22 de novembro foram notificados dois casos confirmados de Covid-19 na aldeia de indígenas Guapenú. Em 29 de novembro, foram registrados outros oito casos positivos durante testagem na localidade.

Ainda no dia 29 de novembro, foi registrado um caso de Covid-19 em uma segunda aldeia, a aldeia Soares, totalizando 11 casos de Covid-19 em área indígena identificados.

______________________________

RELACIONADAS

+ Distanciamento e uso de máscaras caem, e casos de Covid-19 disparam e aumentam 72% em novembro, no AM

Pacientes que ignoram a vacina da Covid-19 já são 48% dos internados em hospitais de Manaus

+ Autazes-AM enfrenta alta de casos de Covid-19 após chegada de garimpeiros no rio Madeira, diz Defesa Civil

______________________________

O monitoramento é realizado com base nos dados informados pelas secretarias municipais de saúde nos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde.

“Estamos monitorando os casos e todas as ações de isolamento e rastreio de casos devem ser tomadas para evitar a transmissão do vírus”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Somente em novembro, foram 99 casos confirmados de Covid-19 em Autazes. Em outubro, foram apenas quatro informados pela Secretaria Municipal de Saúde do município.

______________________________

  ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS