Ícone do site Portal Norte

Em 2021, voluntários retiram mais de 7 toneladas de lixo nos igarapés de Manaus

O projeto ‘Plástico Zero nos Igarapés de Manaus’ encerrou o ano de 2021 com um total de 7,5 toneladas de resíduos recolhidos e 200 voluntários mobilizados.

Neste ano foram realizadas três edições entre setembro e novembro. 

– Envie esta notícia pelo Whatsapp

– Envie esta notícia pelo Telegram

As ações ocorreram na Marina do Davi, com coleta na orla da localidade, e na foz do Igarapé do Gigante, com o uso de botes. 

A destinação do material foi dividida em duas frentes. Os resíduos mais sujos e contaminados foram destinados ao aterro sanitário da cidade de Manaus, com apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

Por outro lado, os exemplares em condições melhores foram destinados à Associação de Catadores do Bairro do Tarumã, para que fossem vendidos e reciclados.

___________________________

RELACIONADAS

VÍDEO: a fome tem levado pessoas a procurarem alimentos no lixo

Equipes retiram 600 toneladas de lixo de igarapés de Manaus

LIXO: Limpeza dos igarapés têm um custo de R$ 1,2 milhão por mês em Manaus

___________________________

Diagnóstico

Além do trio de ações realizadas, mas ainda como parte do projeto, foi elaborado um diagnóstico sobre educação ambiental na temática de resíduos plásticos.

O documento, conduzido por uma equipe externa de consultores, entrevistou presencial e virtualmente 294 pessoas, verificando caracterização socioeconômica, bem como conhecimentos, mudanças e demandas socioambientais.

Todos os participantes da pesquisa assumem a importância da gestão e do cuidado com os recursos hídricos nos portos de Manaus.

Em relação à coleta seletiva, um ponto de destaque é quanto aos participantes que a avaliaram como boa ou ótima, pois referiram-se à atuação de catadores de materiais recicláveis nesses espaços.

O próximo passo indicado pela equipe é um programa de educação ambiental baseado nesse diagnóstico, com algumas propostas a serem implementadas: instalação de pontos de entrega voluntária (PEVs); coleta seletiva nos comércios da região dos portos; campanha de educação ambiental nas escolas; sensibilização dos funcionários, passageiros e responsáveis por embarcações, entre outras ações.

___________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

Sair da versão mobile