A Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) divulgou na última terça-feira, 4, 6, os Itinerários Formativos (IFs) e as novas regras do Novo Ensino Médio (NEM) no Amazonas. 

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Os IFs tratam do conjunto de disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho que os estudantes poderão escolher durante o Ensino Médio.

As redes de ensino terão autonomia para definir quais os Itinerários Formativos vão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.

O Novo Ensino Médio começa a ser implementado em todas as escolas públicas e privadas do país no ano letivo de 2022.

Mundanças

As principais mudanças que devem ocorrer durante a total implantação do novo currículo. Para o ano letivo de 2022, as novas regras vão começar de forma progressiva.

A 1ª série do Ensino Médio vai passar por alterações ainda este ano. Em 2023, será a vez da 2ª série, e a inclusão da 3ª série ocorrerá em 2024.

Cada estudante fará sua escolha e poderá trocá-la anualmente, caso mudem de áreas de interesse.

Projeto de vida

Consiste em um trabalho pedagógico intencional, estruturado, planejado e contínuo, que deverá perpassar as três séries do Ensino Médio, de modo que fomente a promoção do autoconhecimento, da cidadania, da ética, do protagonismo estudantil, bem como o conhecimento, acerca do mundo do trabalho e planejamento do projeto de vida dos estudantes.

A finalidade dessa unidade curricular é a de contribuir na (re)construção dos projetos de vida dos estudantes, além de auxiliá-los nas reflexões de suas trajetórias de vida e de planejamento voltado às dimensões pessoais, sociais e profissionais considerando as potencialidades e os desafios globais e regionais.

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Os estudantes irão ter projetos integradores capazes de permitir a integração de diferentes componentes e das áreas de conhecimento, por intermédio de processos de ensino e de aprendizagem contextualizados e significativos.

Além de permitir ampliação dos conhecimentos acerca do uso responsável das mídias digitais de maneira qualificada e ética, bem como conhecer, de forma introdutória, linguagens de programação, utilizando metodologias inovadoras e sendo avaliada por meio de observações e produção de um produto final.

Tecnologias digitais

Haverá proposta para refletir sobre as tecnologias digitais, seu desenvolvimento e impactos no mundo contemporâneo, abordando aspectos sociais, econômicos e culturais, assim como o levantamento de questões sobre as mudanças significativas que a cultura digital tem provocado na sociedade.

Educação Financeira e Empreendedora

Este Itinerário Formativo visa promover a reflexão acerca da compreensão da importância dos conhecimentos voltados para a educação financeira, fiscal e empreendedora, desenvolvendo habilidades empreendedoras capazes de transformar ideias em soluções inovadoras.

Formação Geral Básica

Além dos IFs, o NEM é composto ainda pela Formação Geral Básica (FGB), na qual o currículo é comum a todos os estudantes.

A FGB contempla quatro áreas de conhecimento: Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

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