Após o registro da variante Ômicron, o salto de 299 para 1.219 casos de Covid-19 nas últimas 24h e seis casos confirmados da Influenza (H3N2), a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) levantou dados de não vacinados no Estado. Só em Manaus, o número chega a 100 mil pessoas que ainda não tomaram a primeira dose da vacina. 

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo o secretário de Saúde do Estado, Anoar Samad, 100 mil pessoas em Manaus não tomaram a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Ainda segundo ele, no Amazonas, 500 mil pessoas não voltaram para receber a segunda dose do imunizante. 

“São mais de 100 mil manauaras que não tomaram sequer uma dose de vacina, mais de 500 mil amazonenses que não tomaram a segunda dose. Por favor, procurem logo uma unidade (de saúde) de suas prefeituras. Em Manaus, temos o Sambódromo e a carreta da vacinação. Usem máscaras, lavem as mãos com frequência e evitem aglomerações. Meus amigos, a luta contra esse vírus é de todos nós”, enfatizou Anoar Samad, que também é médico.

____________________________________________

RELACIONADAS

Flurona: AM tem mais 4 casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza

Amazonas já registra 22 casos da variante ômicron, diz secretário de Saúde

Amazonas registra um óbito em Barreirinha e 1.219 novos casos pela Covid-19, afirma FVS-RCP

_________________________________________

Para os especialistas, a única forma de conter o agravamento da doença é estar imunizado, além de continuar mantendo as medidas de disseminação, como usar máscara de proteção facial, manter o distanciamento social, lavar das mãos com água e sabão e/ou utilizar álcool a 70%. Essas são as recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que continua circulando no Estado.

Segundo o levantamento da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), a última vez em que foram registrados mais de 1.200 casos de Covid-19 no Amazonas, foi no dia 31 de março de 2021. 

A equipe de reportagem do Portal Norte de Notícias solicitou da SES os dados específicos de cada município do Amazonas, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS