Ícone do site Portal Norte

Aumento de casos de Covid-19 em Novo Airão-AM faz prefeitura suspender, por 15 dias, extração de areia

A Prefeitura de Novo Airão, a 115 km de Manaus, suspendeu por 15 dias a extração de areia no município, a fim de evitar a transmissão da Covid-19, na Zona Rural.

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), nos últimos 14 dias o município registrou 1.333 casos confirmados do novo coronavírus.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A suspensão consta no Decreto Municipal Nº 007, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira, 10.

Quem assina o decreto é o prefeito de Novo Airão, Roberto Frederico Paes Júnior, e o procurador do município, Otávio da Cruz Farias.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente é a responsável pela fiscalização e pelo cumprimento do decreto.

____________________________________

RELACIONADAS

Com o avanço da Covid-19 no Amazonas, Novo Airão decreta situação de emergência

Governo do AM e prefeitura de Novo Airão vão gastar quase R$ 2 milhões na construção do novo portal de entrada da cidade

Amazonas registra 2,6 mil novos casos de Covid-19 e 7 mortes

__________________________________

De acordo com o procurador geral de Novo Airão, a decisão pela supensão aconteceu após o aumento do número de casos de Covid-19 nas comunidades rurais, mesmo com a interrupção do atendimento ao público nas secretarias da prefeitura por 15 dias. 

“A gente sabe que a transmissão da Covid-19 acontece porque pessoas da capital levam (a doença) para o interior, e assim até chegar nas comunidades. Para evitar o contágio da doença, fizemos um decreto que suspendia o atendimento ao público nos órgãos da prefeitura e colocamos os funcionários de forma remota. Após esse decreto, identificamos essa curva da Covid-19 aumentar nas comunidades rurais”, comentou Otávio da Cruz Farias. 

Como a extração de areia em Novo Airão é feita por trabalhadores de Manaus, e não se tem o controle para saber se estão com o coronavírus, a gestão municipal decidiu embargar os trabalhos por 15 dias. 

“Há uma atividade que é realizada dentro do território de Novo Airão, que é a extração de areia, e toda a equipe que compõe essa extração vem de Manaus. Como nós não temos o controle de como essas pessoas estão de saúde, elas podem transmitir o vírus”, explicou o procurador.

Por esse motivo, “nós decidimos, pelo bem das comunidades, paralisar, temporariamente, essa atividade”, esclareceu o procurador do Município, Otávio da Cruz Farias.

___________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

Sair da versão mobile