O Amazonas entrou na Fase Verde, com baixo risco para a Covid-19, de acordo com dados da Matriz de Avaliação de Risco da Covid divulgados nesta quarta-feira, 23.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A Matriz, elaborada pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), considera seis indicadores, analisados nos últimos 14 dias: previsão de esgotamento de leitos de UTI; variação do número de óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave); mortalidade por SRAG; variação do número de casos de SRAG; incidência de casos por SRAG; e taxa de positividade para a doença.

Segundo o Ministério da Saúde, o Amazonas é o último do país no ranking de letalidade, com 0,2, a taxa considera a proporção entre o número de mortes pela Covid-19 e o número total de casos positivos.

O Amazonas tem a segunda menor taxa de mortalidade do país, com 7,5, sendo a média nacional igual 18,2.

Quanto às internações por Covid-19, a SES-AM aponta que a ocupação de leitos clínicos está em 12% e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em 22%. Hoje, 58 municípios do Amazonas não têm registro de internações por Covid-19.

_______________________________________

RELACIONADAS

Taxa de ocupação dos leitos clínicos e UTI Covid está abaixo de 20%, no Amazonas

Decreto é publicado e uso de máscara não é mais obrigatório em locais abertos de Manaus

Decreto que recomenda fim da obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos no AM é publicado

________________________________________

Desobrigação do uso de máscara

Por conta dos dados epidemiológicos, o governo do Amazonas recomendou nesta quarta-feira, 23, a desobrigação do uso de máscara em locais fechados em todo o estado.

O Comitê de enfrentamento à Covid recomendou que devem seguir usando máscara quem tem mais de 70 anos, imunossuprimidos e pessoas que apresentam sintomas gripais.

____________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS