Ícone do site Portal Norte

Amazonas dá sinal verde para Elon Musk instalar tecnologia da SpaceX na região

O Governo do Amazonas anunciou neste sábado, 30, que está mantendo contato com Elon Musk, dono da SpaceX e Tesla, após ele se manifestar em realizar investimento no Estado.

Musk manifestou interesse em iniciar operações da Starlink, internet via satélite, no Amazonas.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou no dia 28 de fevereiro o uso de internet banda larga via satélite da Starlink no Brasil. A concessão da licença é válida até 2027.

Wilson Lima agradeceu o interesse de Musk em investir na Amazônia e destacou a importância do investimento.

“Elon Musk demonstrou interesse em trazer investimentos para cá e vamos trabalhar para consolidar esse negócio. Venham conhecer a Amazônia. A Amazônia está chamando vocês”, afirmou o governador.

No mês passado, o governador convidou também o megaempresário Jeff Bezos, da Amazon, a investir na Amazônia.

________________________________________

RELACIONADAS

Após aval da Anatel para web da Starlink, Ministério das Comunicações aguarda agenda de Elon Musk no interior do AM

Saiba quem é Elon Musk, o novo dono do Twitter

SpaceX de Elon Musk reestabelece internet na Ucrânia via Starlink

________________________________________

Banda larga 

Conforme ofício enviado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a Starlink informou que pretende começar a prover serviços de banda larga a clientes no Brasil.

A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) informou que já foi realizado uma reunião por videoconferência com representantes da empresa, em Nova York, e que o assunto já está em tratativas.

Tecnologia

A Starlink usa satélites avançados em órbitas baixas e, segundo explica, possibilita chamadas de vídeo, streaming e outras atividades com velocidades de até 200Mb/s.

Faturamento e impostos

Com escritório em território brasileiro, a Starlink estima um faturamento de US$ 7,5 milhões. No primeiro ano, a expectativa é passar de 60 mil clientes, especialmente de estados do Sul e Sudeste.

Como retorno ao Estado, a arrecadação de Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no início da operação pode chegar a R$ 97 milhões.

________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS 

 

Sair da versão mobile