A Prefeitura de Novo Aripuanã, a 227 km de Manaus, decretou situação de emergência por 90 dias em função da cheia do Rio Madeira e seus afluentes. A enchente já atinge mais de 2.525 famílias. 

O decreto de nº 044/2022 foi assinado no dia 17 de maio pelo prefeito Jocione dos Santos Souza, e publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM) na edição desta quarta-feira, 18.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

De acordo com informações do DOM, 36 municípios já decretaram situação de emergência por conta da subida dos rios no interior do Estado.

Segundo o Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) da Defesa Civil do Amazonas, 229.603 pessoas e 57.401 famílias já foram afetadas pela enchente deste ano.

“A subida dos rios já afeta 2.525 famílias, destruíu plantações e criações, além dos diversos problemas no âmbito social e ambiental”, comentou o coordenador da Defesa Civil de Novo Aripuanã, Newderson da Silva Aroucha. 

Foto: Defesa Civil de Novo Aripuanã- Cheia do Rio Madeira no Município. 

___________________

RELACIONADAS

Iranduba, Boa Vista do Ramos, Maués e Urucurituba, no AM, decretam situação de emergência

+ Mais sete municípios decretam situação de emergência por conta da cheia no AM

+ Cidade de Juruá, no AM, decreta estado de emergência por conta da cheia do Rio Juruá

Careiro da Várzea, no AM, decreta situação de emergência por conta da cheia do Rio Solimões

+ Autazes, no AM, decreta situação de emergência por conta da cheia dos rios Autaz-Açú e Madeira

Eirunepé, no AM, decreta estado de emergência por conta da cheia do Rio Juruá

Careiro da Várzea, no AM, vai gastar R$ 1,8 milhão com passarelas de madeira por conta da cheia do Rio Solimões

Atalaia do Norte, Caapiranga e Santo Antônio do Içá, no AM, decretam situação de emergência por conta da subida dos rios

___________________

Foto: Defesa Civil de Novo Aripuanã- Cheia do Rio Madeira já afeta plantações no município.

 

Aviso Meteorológico

A Defesa Civil do Estado do Amazonas emitiu nesta terça-feira, 17, um aviso metereológico por conta das condições propícias para acumulados de chuva sobre a faixa Norte do Estado.

“De modo geral, espera-se acumulado de precipitação entre 10 – 150 mm até sexta-feira, 23, sobre o Amazonas. Sobre as calhas do Alto Rio Negro são esperados acumulados entre 80 – 150 mm. Destacam-se, ainda, acumulados de precipitação de até 300 mm sobre a Venezuela e Colômbia. Por outro lado, nas porções Sudoeste e Sudeste do Amazonas inicia-se o período mais seco, com precipitações entre 10 mm e 20 mm de acumulados durante a semana em análise. Ressalta-se a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis. Recomenda-se entendimento das informações técnicas contidas no aviso e adoção de medidas de preparação de acordo com a situação constatada em campo e constantes no Plano de Contingência Municipal”.

Mapa da situação da cheia no município

_____________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS