A Prefeitura de Silves, a 227 km de Manaus, decretou situação de emergência, por 180 dias, em função da cheia do Rio Amazonas e seus afluentes.

O decreto de nº 449/2022 foi assinado nessa quarta-feira, 18, pelo prefeito Raimundo Paulino de Almeida Grana, e publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM) na edição desta quinta, 19.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A Defesa Civil do município informou que os rios Amazonas, Urubu, Sanabani, Itapani e Anebá, além do Lago do Canaçari e seus afluentes, já ultrapassaram a cota de inundação e afetam as zonas Urbana e Rural, onde a população e as propriedades ficam expostas às alagações e aos desmoronamentos.

“A subida dos rios já afeta 1.250 famílias e já causa inundações graduais no meio rural e urbano, alagamento de estradas vicinais e isolamento de várias famílias”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil de Silves, José Maria de Almeida Filho.

_______________________________

RELACIONADAS

Iranduba, Boa Vista do Ramos, Maués e Urucurituba, no AM, decretam situação de emergência

Mais sete municípios decretam situação de emergência por conta da cheia no AM

+ Cidade de Juruá, no AM, decreta estado de emergência por conta da cheia do Rio Juruá

Careiro da Várzea, no AM, decreta situação de emergência por conta da cheia do Rio Solimões

+ Autazes, no AM, decreta situação de emergência por conta da cheia dos rios Autaz-Açú e Madeira

Eirunepé, no AM, decreta estado de emergência por conta da cheia do Rio Juruá

Careiro da Várzea, no AM, vai gastar R$ 1,8 milhão com passarelas de madeira por conta da cheia do Rio Solimões

Atalaia do Norte, Caapiranga e Santo Antônio do Içá, no AM, decretam situação de emergência por conta da subida dos rios

_____________________________________

Prejuízo

A enchente tem causado vários prejuízos em Silves, como a perda de bens materiais dos moradores, principalmente na infraestrutura das casas; perda de plantações de subsistência; culturas primárias e permanentes; criações de animais de pequeno, médio e grande porte; além dos transtornos para manter a salvo esses animais.

Balanço

De acordo com informações do DOM, 37 municípios já decretaram situação de emergência por conta da subida dos rios no interior do Amazonas.

Segundo o Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) da Defesa Civil do Amazonas, 292.626 pessoas e 73.157 famílias já foram afetadas pela enchente deste ano em todo o Estado.

________________________________________

  ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS