A Prefeitura de São Sebastião do Uatumã, a 246.58 km de Manaus, decretou situação de emergência, por 120 dias, em função da cheia dos Rios Uatumã, Jatapú e Maripá.

O decreto de nº 449/2022 foi assinado nessa terça-feira, 17, pelo prefeito Jander Paes de Almeida e publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM) na edição desta sexta-feira, 20.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A Defesa Civil do município informou que as inundações atingiram 19 comunidades rurais e na área urbana, já foram afeados os bairros: Centro, São Francisco, Santa Maria e bairro da Paz.

Prejuízo

A enchente tem causado vários prejuízos em São Sebastião do Uatumã, como a perda de bens materiais dos moradores e de plantações de subsistência; culturas primárias e permanentes; criações de animais.

“A subida dos rios já afeta terrenos de produções de culturas como plantações e pecuária, criações de animais e aves de pequenos portes, inundações de prédios públicos como escolas municipais, causando prejuízo em estruturas como vias públicas na sede do município e em sede de comunidades rurais”, informou trecho do Dom.

_______________________________

RELACIONADAS

Iranduba, Boa Vista do Ramos, Maués e Urucurituba, no AM, decretam situação de emergência

Mais sete municípios decretam situação de emergência por conta da cheia no AM

+ Cidade de Juruá, no AM, decreta estado de emergência por conta da cheia do Rio Juruá

Careiro da Várzea, no AM, decreta situação de emergência por conta da cheia do Rio Solimões

+ Autazes, no AM, decreta situação de emergência por conta da cheia dos rios Autaz-Açú e Madeira

Eirunepé, no AM, decreta estado de emergência por conta da cheia do Rio Juruá

Careiro da Várzea, no AM, vai gastar R$ 1,8 milhão com passarelas de madeira por conta da cheia do Rio Solimões

Atalaia do Norte, Caapiranga e Santo Antônio do Içá, no AM, decretam situação de emergência por conta da subida dos rios

_____________________________________

Balanço

De acordo com informações do DOM, 37 municípios já decretaram situação de emergência por conta da subida dos rios no interior do Amazonas.

Segundo o Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) da Defesa Civil do Amazonas, 320.222 pessoas e 80.056 famílias já foram afetadas pela enchente deste ano no estado.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image