A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) informou que, entre os meses de abril e maio deste ano, o Zap da Cheia mais de 370 demandas em Manaus e no interior.

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O Zap da Cheia (98431-7941) foi criado para auxiliar o GT Enchentes não só no recebimento de denúncias da população, mas também para facilitar o encaminhamento das solicitações para providências junto ao Poder Público.  

De acordo com a defensora pública Dâmea Mourão, coordenadora do Núcleo de Moradia e Fundiário (Numaf), este ano a maioria das demandas vieram do interior, que atualmente possui mais de 40 municípios em situação de emergência.

Em Manaus, foram realizadas diversas visitas técnicas aos bairros mais atingidos, a fim de ouvir os moradores e buscar soluções extrajudiciais e imediatas, principalmente quanto a construções de pontes e limpeza de igarapés.

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Como denunciar?

O Zap da Cheia permanece em funcionamento (98431-7941). Para enviar uma denúncia, o morador da área atingida pela subida das águas deve enviar fotos e vídeos de até um minuto, explicando o problema, e apresentando endereço completo, como município, rua, bairro.

As mensagens devem ser encaminhadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e as informações vão contribuir para o atendimento da demanda. 

A defensora pública Raquel El-Bachá elaborou uma lista de orientações sobre como a população impactada pela cheia deve agir.

Veja lista:

1º Só retorne para casa quando a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros autorizar.

2º Não deposite, nem permita que outras pessoas joguem lixo nas ruas, igarapés, córregos, rios e encostas;

3º Preserve a vegetação nas margens dos rios e canais para impedir a erosão do terreno;

4º Acorrente os botijões de gás para eles não serem levados pelas águas;

5º Elabore um plano e um kit familiar de emergência: separe documentos pessoais, remédios, roupas, calçados, água potável e alimentos e os guarde em segurança, longe da água. 

6º Ensine sua família a desligar os registros de água, luz e gás e lembre-se de tirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada, para evitar acidentes;

7º Mantenha a sua vacinação em dia, assim como as dos seu animais. Isso pode evitar o contágio de doenças comuns nesse período como: diarreia, influenza (gripe), meningite, rubéola, tétano, entre outras;

8º Se sua casa está na iminência de alagar, o ideal é deixar o local antes da enchente. Fique em casa apenas enquanto as condições forem seguras;

9º Não deixe crianças sozinhas e não permita que elas brinquem e nadem em locais contaminados;

10º Evite caminhar pelas águas, pois elas podem esconder bueiros, buracos, escombros e animais peçonhentos;

11º Se observar alguma mudança na água da torneira, contate imediatamente a concessionária responsável pela distribuição.

12º A água deve ser fervida ou filtrada antes do consumo. Se não for possível, deve-se tratá-la com hipoclorito de sódio (2,5%);

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