O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou Inquérito Civil (IC) para apurar invasão de Área Verde e Área de Preservação Permanente (APP) do Conjunto Residencial Viver Melhor 1ª e 2ª Etapas, localizado no bairro Lagoa Azul, Zona Norte de Manaus. 

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A invasão já é objeto de Ação Civil Pública (nº 0629945-07.2014.8.04.0001) proposta pelo Estado do Amazonas. 

O inquérito visa verificar a atuação do Poder Público para evitar a expansão da degradação local e garantir a segurança dos moradores da localidade.

Reunião prévia 

De início, o MP realizou uma reunião na última quinta-feira, 2, com os órgãos envolvidos para traçar estratégias de atuação e delimitação de atribuições das instituições responsáveis a fim de solucionar o problema as invasões e ocupações em área verde.

Entre os órgão que participara da reunião, estão: 

O grupo Integrado de Prevenção às Invasões em Áreas Públicas; a Secretaria de Estado da Segurança Pública; o Instituto Municipal de Planejamento Urbano; a Superintendência Estadual de Habitação; a Secretaria Executiva Adjunta de Operações; a Secretaria de Aperfeiçoamento Institucional; e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. 

O que foi decidido?  

Na reunião, foi decidido que haverá um esforço comum dos órgãos do Estado e município de Manaus para monitorar e atuar preventivamente com o intuito de evitar novas invasões em áreas verdes e APPs. 

E por sua vez, o Poder Público deve usar do esforço necessário quando o caso exigir e do poder de polícia inerente ao estado para impedir a continuidade do ato ilícito.

___________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image