Na semana Detox Digital, a Lei nº 5.886 tem como objetivo disseminar a conscientização para a boa utilização do meio ambiente digital, de forma a prevenir malefícios oriundos da utilização indevida de hardwares e softwares, e proteger a todos, em especial das crianças, adolescentes e idosos e demais grupos vulneráveis, da dependência tecnológica.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Na semana, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), deve realizar atividades educativas com palestras nas escolas, fixação de cartazes em locais públicos, distribuição de material informativo acerca dos cuidados e proteção de crianças e adolescentes.

De acordo com o secretário executivo de Direitos da Criança e do Adolescente, Ernandes Herculano Saraiva, os cuidados podem começar dentro da própria casa. 

“Cabe aos pais e responsáveis supervisionar os filhos enquanto navegam na internet”, salientou.

Gerente da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado de Saúde, a psicóloga Luciana Lopes explica que o uso excessivo da internet acaba trazendo prejuízos físicos e mentais.

“A falta de autoanálise faz com que o usuário não reflita sobre o tempo de uso da internet e dos aparelhos tecnológicos, trazendo para a sua vida malefícios que, às vezes, podem ser irreparáveis”, disse.

Males

Entre os prejuízos para a saúde física, causados pelo uso excessivo de aparelhos com conexão à internet, especialistas listam a tendinite, cansaço visual e a dor de cabeça. 

Conforme a Associação Brasileira de Psiquiatria, outro ponto que chama atenção é o transtorno de ansiedade, tornou-se mais prevalente, sobretudo casos de nomofobia, que nada mais é do que o medo de ficar sem o telefone celular.

O cansaço mental, a insônia e a redução das relações pessoais também são alguns dos prejuízos à saúde mental associados ao uso demasiado da internet.

“O importante não é deixar de lado a internet, mas não haver o uso extremo, para que não se torne prejudicial à nossa saúde física e mental”, orientou a psicóloga.

 

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

image

 

image

 

image

 

image

 

image