O jornal inglês The Guardian informou nesta terça-feira, 14, que a embaixada do Brasil no Reino Unido enviou um pedido de desculpas à família do jornalista britânico Dom Phillips, após informações sobre corpos encontrados serem desmentidas pela Polícia Federal (PF).

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Na segunda-feira, 13, o The Guardian chegou a divulgar que um representante da embaixada teria ligado para o cunhado e a irmã de Phillips no Reino Unido para dizer que os corpos de Dom e do indigenista Bruno Pereira tinham sido achados amarrados a uma árvore.

A Polícia Federal negou a informação e, posteriormente, a associação indígena Univaja, que denunciou os desaparecimentos na região do Vale do Javari, no Amazonas, também não confirmou.

_____________________________

RELACIONADAS

+  VÍDEO: Polícia Federal confirma ter encontrado cartão de saúde do indigenista Bruno Pereira e roupas do Dom Philips

 STF dá 5 dias para governo federal adotar providências necessárias para desaparecimentos no AM

 Vestígios de sangue são encontrados na lancha de suspeito pelo desaparecimento de indigenista e jornalista no AM

 Perícia é realizada na lancha de suspeito pelo desaparecimento de indigenista e jornalista no AM

 Homem identificado como ‘Pelado’ é preso suspeito de envolvimento em desaparecimentos no Vale do Javari-AM

 FOTOS: Exército divulga imagens de buscas por indigenista e jornalista desaparecidos no AM

+ Bombeiros encontram mochila com pertences durante busca por indigenista e jornalista desaparecidos, no AM

_____________________________

Após o desencontro de informações e a confusão na imprensa brasileira, o embaixador, Fred Arruda, escreveu à família de Phillips para retirar a declaração da embaixada.

“Lamentamos profundamente que a embaixada tenha passado à família ontem informações que não se mostraram corretas”, disse Arruda.

Ainda segundo o jornal britânico, o diplomata brasileiro alegou que uma equipe multi-agências criada na embaixada de Londres para responder aos desaparecimentos havia sido “enganada” por informações recebidas de “oficiais investigadores”.

“Pensando bem, houve precipitação por parte da equipa multi-agências, pelo que peço desculpa de todo o coração”, acrescentou Arruda, insistindo que “a operação de busca vai continuar, sem poupar esforços. Nossos pensamentos permanecem com Dom, Bruno, vocês e os outros membros de ambas as famílias”, disse o embaixador.

_____________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS