Ícone do site Portal Norte

PGR anuncia aumento de procuradores do MPF para enfrentar crimes no Vale do Javari, no AM

O Procurador-geral da República, Augusto Aras, anunciou no domingo, 19, que irá aumentar a presença de procuradores do Ministério Público Federal (MPF) na Região Amazônia. 

O anúncio foi feito neste domingo, durante reuniões sobre insegurança na Amazônia, em Tabatinga, a 1.108 km de Manaus.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

“Eu volto a Brasília disposto a mover as instâncias do Estado para a defesa da Amazônia e seus cidadãos, sejam eles indígenas isolados ou não”, disse Aras.

A comitiva com representantes da Administração Superior do MPF se reuniu com lideranças indígenas, procuradores da República lotados no estado, além de autoridades estaduais e federais com atuação na região e responsáveis pela investigação do caso Bruno e Dom.

De acordo com o PGR, a implementação de 30 novos ofícios do MPF com temática socioambiental na Amazônia anunciada em maio é uma das providências em curso para reforçar o trabalho do órgão na região.

___________________________________

RELACIONADAS

+ Em Tabatinga, no AM, Procurador-Geral da República participa de reuniões sobre insegurança na Amazônia

+ PGR e ministro da Justiça discutem providências sobre desaparecimento de indigenista e jornalista na Amazônia

+ MPF pede suspensão de garimpos liberados pelo governo Bolsonaro em terras indígenas do Amazonas

___________________________________

Também houve conversas sobre a necessidade de articulação permanente entre as instituições para a adoção de providências que assegurem proteção às populações tradicionais e combate à macrocriminalidade na região.

Medidas implementadas

A reestruturação do MPF na Região Amazônica passa pela ampliação do número de ofícios e, como consequência, de procuradores destinados ao trabalho tanto preventivo quanto repressivo.

O PGR explicou que o MPF está implementando a reestruturação, com alterações na distribuição geográfica da força de trabalho.

“Destinamos 30 novos ofícios para a região. Desse total, dez serão exclusivos de atribuição regional. Isso significa mais procuradores da República para ajudar colegas lotados em cidades como Tabatinga, por exemplo”, salientou. 

___________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

Sair da versão mobile