O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e a Nokia iniciaram uma parceria para a implantação da infraestrutura da nova tecnologia 5G para redes privadas em indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM). 

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A proposta das companhias com as redes 5G permite que as empresas usufruam de todos os recursos da Indústria 4.0, como redução de custos e aumento de eficiência, além de prever outros benefícios.

Outra ideia é para que o segmento industrial possa diminuir os custos de operação, alcançar uma produção mais enxuta e econômica, dessa forma, sair na frente da concorrência. 

De acordo com o Engenheiro Eletricista e Gerente Técnico do INDT, Sérgio Abreu, a parceria entre as companhias reforça o compromisso com o desenvolvimento do segmento industrial local. 

“O INDT está desenvolvendo toda uma solução personalizada para cada empresa utilizar ao máximo os recursos que o 5G vai permitir”, comenta Sergio. 

Por parte da Nokia, a companhia está à frente da implantação de redes empresariais de missão crítica e participa ativamente no desenvolvimento do uso de redes privadas em diversos setores, como mineração, agricultura e manufatura. 

Atualmente a Nokia já implantou 2.200 redes de missão crítica, dentre as quais 450 são redes LTE sem fio de nível industrial. 

Conforme o Diretor de Negócios para a América Latina na Nokia, Renato Bueno, as redes 5G, por entregarem maior taxa de transferência, menor latência e níveis segurança incomparáveis, vêm se estabelecendo como estruturas fundamentais para a Indústria 4.0. 

“Estamos muito contentes em poder firmar essa parceria com o INDT e agradecemos a confiança do Instituto em nosso trabalho.”, afirma Ranato. 

ExpoAmazônia BIO&TIC 2022

E para as empresas que querem conhecer na prática as potencialidades do 5G, o INDT e a Nokia disponibilizarão um laboratório na ExpoAmazônia BIO&TIC 2022. 

O evento acontecerá entre os dias 30 de junho e 2 de julho, das 14h às 20h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus (AM). 

Acessar o endereço eletrônico do INDT e conheça mais sobre as redes 5G e mais serviços.

Faixa liberada 

A faixa de frequência de 3.7 a 3.8 GHz para 5G já foi liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para utilização em serviço privado.

A proposta da Anatel é permitir que às empresas instalem em seus parques fabris redes 5G privadas para o desenvolvimento dos seus projetos industriais.

Com  redes 5G, as empresas poderão disponibilizar de uma velocidade de transmissão de dados de 30 vezes em comparação com operações e sistemas de automação que rodam atualmente utilizando sinais de W-Fi. 

__________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image

 
 

image

 
 

image

 
 

image

 
 

image