Na última segunda-feira, 1º, o Grupo Afya inaugurou sua primeira faculdade de Medicina em Itacoatiara, no interior do Amazonas.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Na solenidade, os calouros da primeira turma do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac) de Itacoatiara receberam os jalecos, ato que marca o início da nova jornada.

A inauguração da primeira faculdade de Medicina de Itacoatiara contou com a presença de autoridades locais, diretores da instituição, calouros da primeira turma e seus familiares, além de outros convidados e atrações culturais.

O diretor regional do grupo, Joaquim José da Cunha Jr., informou que a primeira turma conta com 50 alunos. Segundo ele, a estrutura da unidade tem capacidade para aumentar esse número de vagas.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam), Jorge Akel, que discursou no evento, deixou orientações aos futuros médicos. “Como alunos de Medicina, vocês precisam estar preparados. Depois desses seis anos de curso, provavelmente, alguns de vocês vão fazer suas especializações, vão precisar se capacitar mais”, recomendou.

O Itpac Itacoatiara vai ofertar 50 vagas anuais. As inscrições para o vestibular começam neste mês de agosto.

As provas da unidade de Itacoatiara serão aplicadas no dia 29 de outubro.

Outras informações podem ser obtidas pelo número do Itpac Itacoatiara: (92) 3199-9193.

Já em Manacapuru, o grupo inaugurou sua segunda faculdade no estado. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 3.

A instalação das faculdades nos municípios faz parte do projeto de interiorização e fixação de profissionais proposto pelo programa Mais Médicos, do governo federal.

O Mais Médicos disponibilizou editais para a oferta do curso de Medicina em algumas regiões do país, a fim de promover o desenvolvimento na área da saúde.

Em 2019, a Afya Educacional foi contemplada com sete editais do programa, para a oferta do curso nos estados do Amazonas, Pará, Maranhão e Acre.

As obras das faculdades de Manacapuru e Itacoatiara começaram em 2018 e foram concluídas em 2020.

No ano seguinte, com as estruturas já instaladas, as unidades receberam a visita do Ministério da Educação (MEC), que aprovou os cursos de Medicina no início de 2022.

____________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS