Ícone do site Portal Norte

Ação do MPAM determina que Seduc ofereça intérprete de Libras em Itacoatiara

Ação é destinada para possibiliar o ensino de um aluno e professor titular da escola não teria certificação - Foto: Divulgação/MPAM

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) determinou ao Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), a oferta de tradutor ou intérprete de Libras, a um aluno da Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima, situada em Itacoatiara.

A Ação Civil Pública (ACP) foi ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça de Itacoatiara.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A Ação foi proposta, com base no Inquérito Civil (IC)– 237.2020.000016, pela Promotora que atua na 2ª Promotoria de Justiça do município, Priscilla Carvalho Pini.

De acordo com o MPAM, apesar da Coordenadoria Regional de Educação de Itacoatiara (Crei/Seduc) ter informado que todos os professores recebem noções de Libras, o professor titular da turma do aluno não possuía certificação.

“O caso vinha sendo acompanhado nos autos do inquérito civil que tramitava desde 2020. Foram realizadas tentativas de resolver a questão extrajudicialmente, sobretudo com expedição de recomendação. Contudo, diante do não cumprimento e da necessidade de assegurar o direito ao aluno, foi ajuizada a ação civil pública”, explicou a promotora.

Conforme a 2ª Promotoria de Justiça de Itacoatiara, em caso de descumprimento, há uma multa diária de R$ 1.000 reais.

“Importante relembrar que o direito à educação é assegurado a todos e que cabe ao Ministério Público atuar no caso de descumprimento”, finalizou Priscilla.

Sair da versão mobile