Discutir o desenvolvimento regional é a proposta do 1º Workshop Internacional do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões, que teve início nesta quarta-feira (26), em Benjamin Constant, a 1.121 quilômetros de Manaus.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A programação, que conta com palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho, mostra cultural, minicursos e conversas, segue até sexta-feira (28).

O workshop é realizado no Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O encontro reúne a comunidade científica nacional e internacional, principalmente aqueles que estão na região da Tríplice Fronteira (Brasil, Peru e Colômbia).

Com estimativa de 200 participantes, o evento é organizado pela equipe do Projeto de Implementação do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões.

RELACIONADAS

+ No AM, hospital de Tabatinga recebe enchedor de cilindros que também atenderá municípios do Alto Solimões

+ Setor primário do Alto Solimões recebe recurso de quase R$ 300 mil

+ Alerta de risco por surto de Covid-19 em região de fronteira no Alto Solimões

Desenvolvimento regional

Fazem parte da programação o lançamento do Observatório do Alto Solimões, além do desenvolvimento e apresentação de projetos nas seguintes áreas temáticas: Ciência, Tecnologia, Inovação e Bioeconomia no Alto Solimões.

O desenvolvimento regional também deve ser destaque em projetos de Associações, Cooperativas, Empreendedorismo Local e Turismo; Agrobiodiversidade, Agricultura Familiar e Extrativismo; Povos da Floresta, Saberes e Conhecimentos Tradicionais.

Também estão previstos cinco minicursos, entre eles: Pilotagem de Drone/RPAS; Desvendando as Redes da Meta: Como Aparecer na Realidade Virtual; Plantas Medicinais e Fitoterápicos; Elaboração de Termo de Referência; e Gestão Organizacional de Projetos.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Banco Interamericano de desenvolvimento (BID) são algumas das instituições com participação já confirmada.

Mais informações sobre o workshop podem ser conferidas no site do Observatório.

O evento recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e também pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).