Um livro sobre o sistema prisional do Amazonas será lançado na próxima quinta-feira (3) em Manaus.
O “Dossiê – História das Prisões no Amazonas” é uma coletânea de textos que retratam a construção histórica e social dos estabelecimentos penais do Estado.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O evento será realizado no Auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, no 2.º andar do prédio Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, anexo à sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
A obra sobre o sistema prisional do Amazonas é uma iniciativa do Grupo Interdisciplinar de Estudos da Violência (GIEV) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e conta ainda com um grupo seleto de autores especialistas, mestres e doutores que se debruçaram no levantamento de dados da temática.
Debate sobre o sistema prisional do Amazonas
No mesmo evento de quinta-feira ocorrerá o debate sobre o “Sistema Prisional no Estado do Amazonas”.
O debate é promovido pela Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam) em parceria com o Programa de Mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania da Universidade do Estado do Amazonas (PPGSP/UEA) e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Tribunal de Justiça do Amazonas (GMF/TJAM) .
Para participar do debate, os interessados deverão efetuar inscrição no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Esmam.
RELACIONADAS
+ TCE-AM encerra inscrições gratuitas para painel internacional nesta semana
+ Novo Remanso-AM recebe mutirão de atendimento jurídico a partir de terça, 1º
+ Semana Nacional da Conciliação tem mais de 11 mil audiências pautadas no AM
Segundo o juiz de Direito do TJAM Rômulo Garcia Barros Silva, um dos organizadores da obra, “a experiência e a necessidade juntaram-se na feitura da obra”.
Para ele, “das experiências do grupo de intelectuais, profissionais efetivamente inseridos no universo da segurança pública, cidadania e direitos humanos, emerge uma sequência de estudos fundamentais para a compreensão da realidade do sistema prisional no Amazonas”.
O diretor da Esmam, desembargador João de Jesus Abdala Simões, reforçou a importância tanto da obra quanto do debate, ressaltando que ambos tratam de um assunto de extrema relevância “uma vez que o noticiário sempre nos traz denúncias, em quase todo o País, de questões como superpopulação, maus-tratos, torturas e tantos outros problemas, obrigando todas as esferas da população, em especial os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, a procurarem soluções que tornem as prisões locais de recuperação e possibilitando que os oriundos do sistema prisional possam ser inseridos na sociedade, e ofereça aos apenados dignidade e condições mínimas de saúde e oportunidades de remição”.
A obra traz um histórico das prisões no Brasil, de uma forma geral, e especificamente no Amazonas.
Aborda, ainda, a questão carcerária tanto em seu aspecto histórico como atual ao trazer um panorama de cada uma das Unidades Prisionais em funcionamento no Estado pelo olhar dos pesquisadores, inclusive com imagens acessíveis por um QRcode existente na obra.