Mais de 10 mil pessoas deixaram de pegar o Registro Geral (RG) nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) do Amazonas desde 2019, segundo a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

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Os Pronto-Atendimento ao Cidadão (PACs) gerenciados pela secretaria acumulam milhares desses documentos esquecidos desde 2019.

Conforme a Sejusc, somente na unidade da Compensa, na Zona Oeste, há mil cédulas que não foram retiradas.

“Solicitamos que as pessoas compareçam para buscar seus RGs emitidos desde 2019, pois temos cerca de 10 mil documentos, entre 1ª e 2ª vias, acumulados nos PACs onde foram realizadas as emissões”, afirmou o secretário  Emerson Lima, titular da Sejusc.

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Como resgatar

Para resgatar o documento, o usuário deve ir ao PAC onde efetuou a emissão.

Para obter o RG, é necessário apresentar outro documento de identificação.

Na unidade, a pessoa receberá o RG, conforme dito pelo secretário da Sejusc.

Funcionamento

O agendamento para atendimento nas unidades do PAC está sendo realizado apenas por meio do PAC Digital.

Para realizar a solicitação, o primeiro passo é baixar o aplicativo Sasi, fazer o cadastro e depois colocar o código “SJPAC”.

Em seguida, é só acessar o primeiro canal, que é o de pedido de agendamento.

Após a solicitação feita, a pessoa recebe uma mensagem, pelo e-mail e telefone cadastrados no aplicativo, em até 72 horas, com a confirmação do serviço via SMS ou e-mail.

PACs

Ao todo, a Secretaria Executiva de Cidadania da Sejusc (Secid) coordena 15 unidades do PAC, nove na capital e seis em municípios do interior.

Os Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo e Tefé. A primeira unidade do PAC foi inaugurada no dia 20 de março de 1998, no bairro São José, na zona leste de Manaus.