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1ª turma de professores indígenas é formada no Vale do Javari, no AM

34 índigenas receberam formação de professor pelo Parfor, da Capes e UEA - Foto: Daniel Brito/UEA

34 índigenas receberam formação de professor pelo Parfor, da Capes e UEA - Foto: Daniel Brito/UEA

As comunidades indígenas do Vale do Javari, em Atalaia do Norte, no Amazonas, terão agora mais professores formados para atuar nas escolas da região.

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A formação ocorreu por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), em uma parceria da Capes e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Indígenas de 4 etnias integram turma dos formados – Foto: Daniel Brito/UEA

Foram formados 34 indígenas dos povos Marubo, Matis, Mayoruna e Kanamari, que concluíram o curso de Pedagogia Intercultural.

O curso, que atende alunos do alto Solimões, na fronteira com a Colômbia e Peru, teve início em julho de 2016, mas, por causa da pandemia da COVID-19, foi paralisado por um tempo.

Professores indígenas do alto Solimões

A região concentra o maior número de grupos indígenas em situação de isolamento voluntário do mundo.

A UEA é a primeira universidade do País a oferecer a formação em Pedagogia Intercultural Indígena.

O curso é voltado aos professores indígenas que atendem às escolas de educação infantil e ensino fundamental das aldeias.

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Parfor

Parfor incentiva a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício nas redes públicas de educação básica, permitindo acesso à formação específica em curso de licenciatura na área em que atuam.

O programa promove ainda a articulação entre as instituições formadoras e as Secretarias de Educação, conforme as especificidades de cada rede.

Curso com indígenas marca história como a primeira turma do curso de Pedagogia Intercultural do Amazonas – Foto: Daniel Brito/UEA

Iniciativa da CAPES, o Parfor é voltado a professores que não têm a formação específica na área em que atuam em sala de aula.

As propostas são apresentadas por IES públicas e privadas sem fins lucrativos e os cursos têm duração de máxima de cinco anos.

Das vagas ofertadas, o maior quantitativo é destinado à região Nordeste, com 4,6 mil oportunidades. Em seguida vem o Norte, com 3,2 mil. O Sudeste terá 2 mil, o Sul, 1,2 mil, e o Centro-Oeste, mil vagas.

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