As obras para contensão do processo de erosão na orla de Japurá chegaram a 90% de execução, conforme a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O trabalho na orla da cidade, distante 744 quilômetros de Manaus, está na reta final e tem previsão de entrega para janeiro de 2023.
Erosão e investimento
Em 2021, a erosão provocou o desmoronamento de parte da principal via da cidade, a avenida Amâncio Barbosa.
A obra tem investimento no valor de R$ 2,5 milhões e proporcionará a contenção do processo erosivo e a recomposição da pista da avenida afetada.
Segundo a Seinfra, o trabalho também deve evitar a ocorrência de novos desmoronamentos nas ruas e casas situadas nas adjacências.
RELACIONADAS
+ Prefeitura de Japurá, no AM, faz licitação de mais de R$ 1 milhão para compra de móveis
+ Japurá, no AM, está entre as 14 cidades mais violentas do país, diz Anuário de segurança pública
+ Japurá, no AM, decreta situação de emergência por 90 dias por conta da cheia do Rio Japurá
Serviços
Foram concluídos os serviços de retirada de solo mole; corte de talude; aterro e compactação; e drenagem profunda e superficial com colocação de bueiros e tubulação.
O espaço também recebeu bocas de lobo, escadarias hidráulicas, meio-fio, sarjeta e hidro-semeadura dos taludes.
Atualmente é realizada a construção de uma linha de rip-rap bem como serviços de colocação de tela de aço na recomposição do pavimento rígido da avenida Amâncio Barbosa.
O local também recebe a colocação de guarda-corpo e construção de passeio público.
Japurá está situada na calha do Alto Solimões e tem uma população estimada em 2.251 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2020.