O Teatro Amazonas está oferecendo visita guiada para alunos com deficiência visual da rede de ensino público no período das férias no Amazonas.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Com as férias escolares da rede pública de ensino em curso, os estudantes podem contar com opções de lazer disponibilizadas pelo Governo do Estado para curtir o período de descanso.
Na capital, além de contar com museus e parques, uma das opções é a visita guiada no Teatro Amazonas.
Como é o caso de Nycolas Matos, de 19 anos, que por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), aproveitou o tempo livre para participar da visita.
O jovem finalizou o terceiro ano do ensino médio em 2022, na Escola Estadual Inspetora Dulcinéia Varela, no bairro Novo Israel, Zona Norte.
Acompanhado da mãe, dona Rosenilde Matos, o Nycolas, estudante com deficiência visual, recebeu o atendimento especializado da Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Para Nycolas, o trabalho de acessibilidade foi essencial, principalmente por se tratar de um dos principais pontos turísticos da cidade.
“Eu me senti acolhido. Com a atenção que recebi, pude aprender mais sobre arquitetura, sobre arte, com pinturas e estátuas. O Teatro Amazonas é o nosso maior ponto turístico, faz parte da nossa história. Todos merecem ter essa experiência”, afirmou Nycolas.
RELACIONADAS
+ ‘Festival de Férias’ estreia com programação dedicada às crianças
+ Meia-passagem: cota de férias é disponibilizada em janeiro em Manaus
+ Férias: centros culturais de Manaus exibem exposições temporárias
De acordo com a titular da pasta de inclusão e acessibilidade, Marcicleia Brito, o Teatro Amazonas está bem preparado para atender a todos.
“Nossa equipe de guias de visitação recebe treinamentos específicos para receber bem as pessoas com deficiência. A audiodescrição e a tradução em Libras são algumas das maneiras com que incluímos a todos nas visitas e espetáculos do Teatro”.
Outros pontos turísticos
Além do Teatro Amazonas, Nycolas também indica a experiência em outros espaços culturais.
“Também estive, há pouco tempo, no Museu da Amazônia e no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS). Locais superinteressantes, onde estudamos a fauna, a flora e os povos da nossa região. São lugares como esses que devemos receber mais incentivos para visitar, pois são culturais e educativos”, enfatizou o estudante.
Visitação
As visitas guiadas no Teatro Amazonas não necessitam de agendamento e não são realizadas vendas antecipadas de ingressos para essa modalidade.
Os horários de funcionamento são de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e domingo, das 9h às 13h.
A entrada é gratuita para amazonenses, mediante comprovação da naturalidade.
Aos demais o valor é de R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada).
A meia entrada é para estudantes (carteirinha válida), professores, idosos a partir de 60 anos, crianças de 4 a 14 anos, doadores de sangue, militares e acompanhante de pessoa com deficiência (PCDs), todos mediante comprovação.