Um trecho de barro improvisado sobre o rio Autaz Mirim, na BR 319, começou a ceder na noite de segunda-feira (6).

A área serve de passagem para pedestres e veículos após a queda da ponte em outubro do ano passado.

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O novo desafio que ameaça a logística no local é ocasionado pela subida dos rios e o período de chuvas no Amazonas.

Nesta terça-feira (7), motoristas que vivem nas comunidades vizinhas tiveram que deixar seus carros em um dos lados da pista e seguir a pé na travessia do rio Autaz Mirim.

Ainda na terça, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou serviços para permitir a trafegabilidade no trecho.

Após a chegada da Policia Rodoviária Federal, o acesso e a passagem foram liberados para carros e caminhões.

Em diferentes partes da BR-319 é possível identificar trechos onde o problema se repete.

Locais onde em épocas de cheia o solo alaga, o trecho fica instável e acaba cedendo.

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Queda da ponte na BR 319

A ponte sobre o Rio Autaz Mirim desabou em outubro de 2022, dez dias após a queda de uma outra ponte na mesma rodovia.

O acidente provocou a morte de 4 pessoas e ainda deixou 14 feridas e 1 desaparecida.

Após a queda das pontes, uma balsa de ferro foi instalada temporariamente sobre o Rio Curaçá, para a passagem de veículos e pedestres.

Já no trecho do rio Autaz Mirim, uma contenção de barro foi feita para garantir a trafegabilidade a outros municípios do estado e ao restante do país.

A recuperação dos trechos afetados foi incluída no pacote de obras prioritárias de 100 dias do Ministério dos Transportes.

O Governo Federal sinalizou que, até a primeira quinzena de abril, deve iniciar a contratação das empresas para a realização dos serviços básicos de engenharia.