Alunos da rede estadual de ensino que integram a comitiva amazonense de xadrez estão em fase final de preparação para o Campeonato Brasileiro de Menores de Xadrez.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Conforme a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, quatro estudantes representarão o Amazonas, entre os dias 3 e 7 de maio, em Natal, Rio Grande do Norte.
Organizada pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), a principal competição da categoria de base do país contou com cerca de 300 enxadristas de todo o Brasil, na última edição, em 2022, também realizada em Natal.
Uma das integrantes da comitiva amazonense é a atleta Cibelly Libório, de 17 anos, que desde os 10 anos participa dos campeonatos.
Aluna finalista da Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga, localizada no bairro Gilberto Mestrinho, zona leste, Cibelly comentou sobre a expectativa de representar o Amazonas.
“Por ser um dos meus últimos campeonatos na vida escolar, estou depositando muita confiança no meu desempenho. Já participei de outras edições e conheço o nível das minhas adversárias. Desejo muito voltar com uma medalha, representando o Amazonas”, declarou Cibelly.
Competindo desde 2016, Cibelly conheceu o xadrez na própria escola.
Hoje, depois de dezenas de campeonatos disputados e mais de 40 medalhas conquistadas, junto de colegas e o corpo docente da escola, lidera uma iniciativa que ensina o esporte para outros alunos da Áurea Pinheiro Braga.
“Ensinamos alunos do Ensino Médio a praticar o esporte, da mesma maneira que fizeram comigo. Me emociono porque o xadrez é muito importante na minha vida. Foi uma ferramenta que me incluiu socialmente. Hoje, enxergo essa possibilidade para outras pessoas, e tenho interesse em fazer Educação Física, na faculdade, para me preparar melhor”, destacou Cibelly.
RELACIONADAS
+ Alunos e professores podem se inscrever para criação de jogo digital
+ Escola tem vagas abertas para alunos com deficiência auditiva no AM
+ Alunos aplicam cálculos na construção de paredes em Manaus; entenda
Apoio ao esporte
Segundo o assessor de Educação Física da CDE 5, Jorge Lelis, com o apoio recebido da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, os alunos da rede pública estadual vêm competindo em alto nível em diferentes esportes.
“Hoje, temos o Projeto de Práticas Corporais (PPC) instaurado em nossas unidades, o que ajuda na identificação do talento, bem como no seu desenvolvimento. Temos medalhistas no atletismo, no handebol, no badminton, futebol e em outros esportes. É um terreno fértil, que estamos lapidando”, destacou.
A comitiva amazonense para o Campeonato Brasileiro de Menores de Xadrez também conta com os estudantes:
- Suan Lira, de 14 anos, aluno do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire;
- Willians Alves, de 12 anos, aluno da Escola Estadual Jairo da Silva Rocha e;
- Kathariny Vitória, de 14 anos, aluna da Escola Estadual Jairo da Silva Rocha.