As atividades da primeira Unidade Demonstrativa de Abacaxi começaram em Barreirinha, a 331 quilômetros de Manaus, no fim de semana.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A ação é realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e ocorre em parceria com a prefeitura municipal.

O objetivo é transmitir aos agricultores familiares da região boas práticas no cultivo da fruta.

Formação será levada para produtores de outros municípios - Foto: Divulgação/Idam
Formação será levada para produtores de outros municípios – Foto: Divulgação/Idam

Segundo o gerente da unidade local do Idam em Barreirinha, o engenheiro-agrônomo Rafael Koide, durante os três dias, destinados à implantação, foi realizado um curso sobre boas práticas agrícolas para o cultivo do abacaxizeiro.

A formação foi ministrada pela Eng Agrônoma Silvia Christina Abreu, coordenadora do Projeto Prioritário do Abacaxi.

RELACIONADAS

+ Idam cadastra novos produtores rurais em Santa Isabel do Rio Negro-AM

+ Parceria entre Idam e Ifam deve beneficiar setor primário no AM

+ Idam oferta atendimento sobre crédito rural em Parintins, no AM

Cultivo de abacaxi

O curso foi coordenado pela engenheira agrônoma Ana Cecília Lobato da Gerência de Produção Vegetal (GPV) e pelo gerente da unidade local.

“A implantação está dividida em duas etapas. Durante a primeira, foi realizado o preparo mecanizado de 1/2 hectare com aplicação de calcário a lanço e incorporação com grade aradora e posteriormente serão cultivadas 20.000 mudas de abacaxi da variedade turiaçu”, delineou Koide.

A Unidade Demonstrativa está localizada na Agrovila Caranã e beneficiará 25 produtores da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Caranã.

A implantação ocorreu entre os dias 23 e 25 de março, contando também com a participação do prefeito de Barreirinha, Ridson Barbosa.