Ícone do site Portal Norte

Mapa com áreas de risco de desastres é divulgado no Amazonas; confira

Um mapa para a consulta de áreas de risco identificadas em todo o estado foi disponibilizado pela Defesa Civil do Amazonas, nesta quarta-feira (26).

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Produzido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), o mapa está disponível no site da Defesa Civil, incluindo tutorial e vídeo demonstrativo sobre a utilização do programa.

Mapa e atuação Defesa Civil

A Defesa Civil atua no monitoramento constante junto às instituições, nacionais e internacionais, para identificar eventuais riscos de desastres naturais e adotar ações de gestão de riscos (prevenção, preparação e mitigação).

A parceria entre as instituições possibilita a emissão de informativos, boletins e avisos das condições climáticas, hidrológicas e geológicas da região amazônica.

Mapa com áreas de risco está disponível no site da Defesa Civil – Foto: Divulgação/Defesa Civil

Para realizar o mapeamento de áreas de risco é necessário coletar informações sobre a topografia, geologia, hidrologia e clima da região.

Além disso, é preciso considerar a ocupação do solo e a presença de infraestrutura, como estradas, pontes e edificações.

A partir dessas informações, são elaborados mapas que indicam as áreas que apresentam maior potencial de risco para desastres.

RELACIONADAS

+ Defesa Civil registra queda de árvore e alagação após chuvas em Manaus

+ Manaus tem mais de 600 áreas de risco mapeadas, segundo Defesa Civil

+ Verão amazônico: Defesa Civil do Amazonas monitora início da vazante nas calhas dos rios

Informações sobre áreas de risco

É recomendável que a população busque informações sobre as medidas de segurança e prevenção, bem como sobre as instituições e órgãos que atuam na gestão de riscos em sua região.

O intuito dessa articulação, conforme a Defesa Civil, está no preparo da população para eventuais emergências.

No site da Defesa Civil também é possível acessar o menu CEMOA, onde há orientações sobre como agir antes, durante e após diferentes tipos de desastres.

Além disso, é importante manter-se informado sobre as condições do tempo e os riscos associados à região em que se encontra.

As medidas de prevenção e segurança podem ajudar a reduzir os impactos de desastres naturais, e preservar a vida e o patrimônio da população.

Sair da versão mobile