O Amazonas começou a emitir gratuitamente a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), na quarta-feira (26).
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que coordena o processo de emissão, garante que não é necessário que o cidadão corra para fazer o agendamento do novo documento.
Conforme a pasta, os modelos antigos de Registros Geral (RG) terão validade até fevereiro de 2032.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O número oficial da nova carteira é a inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), mas o novo formato permite ainda o acréscimo de outras documentações opcionais, gerando um documento unificado.
A nova carteira é válida para todo o país, com comprovações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.
Carteira de Identidade mais completa
O diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição Melo (IIACM), perito Mahatma Porto, explicou que o novo sistema vai agregar outras informações sobre o cidadão.
“A carteira de trabalho, o título de eleitor, o certificado de reservista, certidão de nascimento e casamento, e todas as informações de saúde, incluindo o fator sanguíneo, devem ser incluídas nesse cadastro”, explicou.
Ainda segundo o perito, a novidade é uma grande mudança para o Estado, proporcionando à população um serviço tecnológico e informatizado, sem custo ao cidadão.
“Agora a coleta é feita no aparelho biométrico, a foto é tirada no local, todos os PACs estão equipados e tudo isso passa por um sistema muito rígido de conferência”, garantiu.
RELACIONADAS
+ Carteira de Identidade Nacional: Governo amplia prazo para emissão
+ Saiba como solicitar carteira para pessoas com autismo no Amazonas
+ Veja como mudar carteira de motorista do exterior por CNH, no AM
Prazo de emissão
As pessoas que foram atendidas até os últimos 90 dias, mesmo que tenham solicitado o modelo antigo de identidade, receberão a CIN.
Ou seja, quem foi atendido dentro deste prazo não precisará pedir novo agendamento, pois já receberá a nova Identidade.
A SSP-AM também pede que neste primeiro momento, as vagas de agendamentos sejam prioritárias para as pessoas que necessitam do documento com urgência.
Além disso, é importante que após o agendamento pela internet, a pessoa compareça à unidade de PAC, pois quando há falta, prejudica a vaga de quem poderia ter sido atendido.
Onde solicitar
Na capital amazonense, as emissões podem ser realizadas em 15 unidades de PAC, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
Mas antes, é necessário que se realize um agendamento no site do Cinam.