Foi liberada nesta quarta-feira (26), o reforço da dose bivalente contra a Covid-19 para pessoas maiores de 18 anos em todo o Amazonas.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O Ministério da Saúde (MS) liberou a imunização para este público-alvo na segunda (24).

Podem ser imunizados com o reforço da dose bivalente quem recebeu no mínimo duas doses da Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer como esquema primário há, pelo menos, quatro meses.

A dose de reforço com bivalente serão disponibilizadas pelos municípios de acordo com os estoques disponíveis e planejamento de ações estratégicas dos municípios.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça a importância de manter o esquema vacinal completo.

“A rede de saúde está abastecida com os imunizantes bivalentes que evitam casos graves de Covid-19. Neste sentido, mais uma vez, nós da Saúde fazemos esse apelo à população para que regularize sua situação vacinal”, destaca.

RELACIONADAS

+ Vacina bivalente contra covid é liberada para todos acima de 18 anos

+ Saúde do AM amplia público-alvo da vacina bi contra Covid-19

+ AM amplia público-alvo da vacina bivalente contra a Covid-19 nesta terça, 21

Vacina bivalente

A vacina bivalente contra a Covid-19 é a continuidade da resposta protetora da vacinação para a prevenção da doença sintomática e formas graves das novas variantes da Ômicron.

Como dose de reforço, a vacinação com dose da bivalente contra a Covid-19 previne a evolução de desfechos graves pela doença, como hospitalização e óbito.

O esquema vacinal para os grupos prioritários é de uma dose de vacina bivalente (reforço) para as pessoas acima de 18 anos.

Para se imunizar, é necessário também ter recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário ou qualquer vacina Covid-19 monovalente como dose de reforço.

E também para acima de 12 anos com comorbidade que apresentarem, pelo menos, o esquema primário de duas doses com vacinas monovalentes.