Uma seleção para novos diretores escolares foi divulgada, nesta sexta-feira (22), pelo governo do Amazonas.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, as inscrições começam no próximo dia 30 de outubro.

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Os novos diretores serão escolhidos por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS).

Ainda segundo a pasta, o movimento acompanha a ação nacional promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Lei 14.113 de 2020, que condiciona o recebimento de recursos da complementação do Valor Aluno Ano por Resultados (Vaar) a este processo. 

PSS Novos Diretores

O PSS dos Novos Diretores, que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), selecionará profissionais aptos a assumirem a gestão escolar em caso de vacância na função.

Conforme a organização, isso quer dizer que o profissional poderá assumir quando a vaga de gestor estiver desocupada por motivos diversos, como desistência, morte e necessidade eventual de substituição, dentre outros. 

O certame também prevê que as novas escolas da rede estadual a serem inauguradas no Amazonas, após a conclusão do PSS, já terão diretores escolares aprovados no processo seletivo.

Inscrições e requisitos 

As inscrições para o PSS começam no dia 30 de outubro, às 10h, e seguem até às 16h (horário de Manaus) do dia 15 de novembro, por meio do site da seletiva.

No dia 17 de novembro, será divulgada uma lista de confirmação com o nome dos candidatos inscritos.

Entre os principais requisitos básicos para a inscrição, está a necessidade do candidato:

– i) ser ocupante de cargo público de Magistério (professores e pedagogos), efetivo e estável, do quadro da Secretaria de Educação;

– ii) ter disponibilidade em tempo integral; iii) possuir graduação/licenciatura, preferencialmente, com pós-graduação em gestão escolar e coordenação pedagógica; além de outras condições, que estarão presentes no edital. 

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Etapas avaliativas 

Em relação aos processos avaliativos dos inscritos, o edital do PSS terá duas etapas de análises, denominadas como Mérito e Desempenho-Entrevista, respectivamente.

A primeira acontecerá com a apreciação de toda a documentação apresentada pelo candidato durante o processo de inscrição.

Os classificados para a segunda etapa serão convocados pela Secretaria de Educação para as entrevistas, que acontecerão entre os dias 10 e 26 de janeiro de 2024.

As entrevistas serão previamente agendadas e terão pontuação de 0 a 10, sendo sete a nota mínima para classificação. 

Resultado final

O resultado final do PSS para novos diretores será divulgado no dia 13 de fevereiro de 2024.

O certame, que possui validade de 2 anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, terá vigência em todo o estado do Amazonas, durante o biênio 2024-2025.

A expectativa da Secretaria de Educação é receber mais de 1,2 mil inscrições.