Ícone do site Portal Norte

Lideranças indígenas manifestam apoio à exploração de potássio em Autazes-AM

Líderes se reuniram com o governador Wilson Lima, nesta segunda-feira, 25

Líderes se reuniram com o governador Wilson Lima, nesta segunda-feira, 25 Foto: Diego Peres / Secom

Lideranças indígenas da etnia Mura, que vivem em Autazes, a 112 quilômetros de Manaus, manifestaram apoio ao avanço na exploração do potássio no município, em reunião com o governador Wilson Lima nesta segunda-feira (25).

Na ocasião, representando o povo Mura, José Cláudio entregou ao governador Wilson Lima uma ata e relatório de uma reunião ocorrida entre lideranças indígenas aceitando a continuidade do projeto Potássio Autazes.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“Para nós, é muito importante porque isso representa o futuro, o avanço econômico de Autazes e do estado do Amazonas”, disse.

Segundo o governador, o apoio do povo Mura é importante não apenas para o desenvolvimento do município de Autazes, mas para o Amazonas, com a possibilidade de consolidação de uma nova matriz econômica para o estado.

“Esse é um passo fundamental e eu considero o passo mais importante, que é o processo de consulta ao povo Mura sobre essa atividade da exploração do potássio no município de Autazes”, destacou Wilson Lima.

“A gente está falando aqui de outra matriz econômica no estado do Amazonas. Nós temos a Zona Franca, nós não abrimos mão dela, temos a questão do gás natural, que a gente já conseguiu avançar muito, e o próximo passo é agora a questão do potássio”, completou.

Anulada

No último dia 25 de agosto, a Justiça Federal do Amazonas anulou a Licença Prévia do Ipaam e estabeleceu que a competência para o licenciamento do empreendimento é do Ibama.

A decisão atendeu pedido do Ministério Público Federal (MPF), que alega que o empreendimento vai impactar terras indígenas na região de Autazes.

Potencial

Autazes detém uma das maiores jazidas de potássio do mundo. Segundo a pesquisa mineral realizada pela Potássio do Brasil, o município dispõe de reserva mineral de mais de 170 milhões de toneladas de cloreto de potássio.

A produção tem potencial de expansão para 50% do consumo brasileiro até 2030.

RELACIONADAS

+Justiça suspende licença para exploração mineral em terra indígena de Autazes-AM

+Deputado Alberto Neto reunirá bancada do AM para retomar exploração de potássio em Autazes

Sair da versão mobile