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Após denúncia de passageiros, Procon-AM autua empresa MAP Linhas Aéreas

Fiscalização encontrou passageiros sem alimentação e acomodação após problemas em voo - Foto: João Pedro/Procon-AM

Fiscalização encontrou passageiros sem alimentação e acomodação após problemas em voo - Foto: João Pedro/Procon-AM

Após denúncia de passageiros, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) autuou, na segunda-feira (25), a empresa MAP Linhas Aéreas.

Conforme o órgão, passageiros do voo Manaus-Carauari (a 788 quilômetros de Manaus) denunciaram que ficaram desamparados após problemas técnicos na aeronave.

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Os viajantes foram informados pela tripulação que o avião estaria em pane elétrica e teria que retornar a Manaus.

Ainda conforme o relato dos passageiros, a aeronave estava a, aproximadamente, 15 minutos de distância do destino final.

Ao retornarem para o Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes, os clientes aguardaram uma solução da companhia, no entanto, ficaram sem apoio da empresa MAP Linhas Aéreas.

Os passageiros relataram ainda que a empresa não teria fornecido alimentação para os 32 passageiros que estavam no aeroporto a espera de um novo voo, entre eles idosos e deficientes.

Autuação do Procon-AM

A equipe de fiscalização autuou a empresa por violar os direitos do consumidor, por não oferecer alimentação, acomodação e solução de voo.

Após o auto, a empresa disponibilizou um voo extra para esta terça-feira (26/09), além de alimentação aos passageiros e encaminhou todos para serem acomodados em um Hotel na noite de segunda (25).  

O Procon-AM já havia sido acionado, em abril de 2023, após denúncias de passageiros após um cancelamento sem justificativa por parte da MAP Linhas Aéreas do voo Manaus-Carauari, quando os passageiros também tiveram seus direitos violados. 

O órgão destacou que todas as medidas foram tomadas para garantir o direito do consumidor, assegurada pela resolução 400/2016 da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac), em casos de cancelamento ou atraso de voo. 

Denúncia

Para registrar denúncias ou reclamações, o órgão de proteção ao consumidor pede aos consumidores que entrem em contato, por meio do telefone (92) 3215-4009 / 0800 092 1512 (segunda a sexta, das 8h às 14h) exceto feriados.

O denuciante também pode acionar o Procon AM pelo site da instituição, bem como pelos e-mails: fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br oi pelo atendimentoprocon@procon.am.gov.br

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