Os brigadistas do Prevfogo do Ibama realizaram combate ao fogo nas margens da BR-319, na tarde desta quinta-feira (12), no Amazonas. Dia marcado pela densa fumaça que atinge a capital e cidades da região metropolitana.
A rodovia federal dá acesso ao município de Autazes, cidade que concentra, há três dias seguidos, vários focos de incêndio florestal, conforme o órgão ambiental.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, acompanhou os trabalhos dos brigadistas e reforçou a atuação da equipe na localidade.
Base no Careiro Castanho
Conforme o Ibama, foi realizada reunião com o prefeito de Careiro Castanho, Nathan Macena de Souza, e secretarias onde foram decididas formas de apoio da prefeitura à brigada instalada na cidade.
“Além do alojamento na creche e alimentação, ficou decidido pelo apoio com 8 viaturas do município, cozinheiras e fogões industriais, máquinas de lavar roupa”, informou o Ibama.
Fogo na BR-319
Em campo, os brigadistas do PREVFOGO combateram início de incêndio florestal nas margens da BR319 para evitar a sua expansão para a floresta, rapidamente contido com linhas de defesa e sopradores.
O Ibama destacou ainda o uso de drone para visualização aérea dos focos de incêndios. Ao identificarem os incêndios de grandes proporções, os agentes deram início ao combate.
“Informamos que houve anúncio do Governo Federal do envio de 100 brigadistas para apoiar no combate aos incêndios na região metropolitana. Os mesmos chegarão domingo (15)”, afirmou o órgão.
Um novo pronunciamento do governo federal sobre a crise climática no Amazonas, por meio da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, será realizado nesta sexta-feira (13).
RELACIONADAS
+ Reforço policial é enviado para combater queimadas em Autazes-AM
+ Dois homens são presos em flagrante por queimada ilegal em Manaus
+ VÍDEO: Autazes é município com mais focos de queimadas no AM