Ao verem o fogo se aproximando de suas casas, moradores do ramal do Panelão, no Careiro Castanho, se desesperaram e tentam combater as chamas, nesta quinta-feira (12).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Careiro e Autazes são os locais que registram as maiores quantidades de focos de incêndio em áreas de vegetação, conforme divulgação do Ibama, na quarta (11). A situação ocorre há três dias.

Os dados do órgão ambiental são baseados no programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que ficou fora do ar nesta tarde.

Foto: Reprodução/Inpe

Devido à inexistência de informações sobre as queimadas, em tempo real, não é possível saber se o quantitativo de focos de fogo diminuiu ou aumentou.

A capital amazonense, assim como cidades da Região Metropolitana, continuam encobertas por fumaça densa e diversas pessoas relatam problemas para respirar.

Vídeo do fogo no Careiro Castanho:

Nas imagens, os moradores tentam apagar as chamas que se aproximam das casas deles e de vizinhos e pedem ajuda de todos.

“Passou o fogo. Passou para lá. Meu Deus. Aqui o fogo indo para rumo das casas. Ajuda lá, eles estão gritando. Ajuda lá, eles estão pedindo ajuda”, narra uma moradora enquanto carrega baldes com águas.

Em outro vídeo, uma idosa chora ao perceber que o incêndio florestal está perto da casa dela.

“O fogo está perto de casa já. Nós trabalhamos tanto para nada. Meu Deus do céu. Sem podemos fazer nada, não poder salvar nada”, lamentou a moradora.

O Portal Norte solicitou informações atualizadas do Governo do Amazonas sobre o combate às queimadas na Região Metropolitana de Manaus.

RELACIONADAS

+ Fumaça no AM: FVS-RCP orienta como se proteger e evitar doenças

+ Em 4 dias marcados por fumaça no AM, focos de calor são 611

+ Fogo em áreas de agropecuária provoca incêndio florestal no AM