Neste sábado (14), olhares de todo o mundo se voltaram para o céu para assistir ao eclipse solar anular.
O Brasil era um dos países que estava na rota para assistir o fenômeno. Apesar do céu nublado, o eclipse pôde ser visto completo, principalmente no Norte e Nordeste do país, no fim da tarde.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A possibilidade de ver um eclipse anular completo, ou seja, ver o arco de luz se formando, não acontecia no Brasil desde 1994, quando o fenômeno ficou visível por completo em locais na região Sul do país.
O eclipse deste sábado ficou conhecido como Grande Eclipse das Américas de 2023.
Eclipse em Manaus
A fumaça das queimadas que encobre Manaus a quatro dias, dificultou a visualização do eclipse.
Várias pessoas que tentaram ver o eclipse, precisaram sair de máscaras para observar o fenômeno, mesmo sem sucesso.
O fenômeno astronômico acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, um “anel de fogo” se forma no céu.
Próximos eclipses
O próximo eclipse solar visível do Brasil acontecerá apenas em 2 de outubro de 2024. Será um eclipse parcial e será visível apenas no centro-sul do país.
Segundo o Observatório Nacional, o próximo eclipse anular a ser observado no Brasil ocorrerá em 26 de janeiro de 2028 e só poderá ser visto completamente nos estados do Amazonas, do Pará e do Amapá.
O eclipse anular acontece quando a Lua não é capaz de cobrir totalmente o Sol mesmo quando está diretamente entre ele e a Terra – nestes casos, o Sol forma um “anel dourado” ou ao redor da Lua no momento máximo do eclipse.
Outro eclipse solar vai acontecer em 6 de fevereiro de 2027 e será visível de forma parcial em quase todo Brasil, com exceção da região Norte.
RELACIONADAS
+VÍDEO: fumaça constante impediu visão privilegiada do eclipse solar em Manaus
+VÍDEO: veja como foi o eclipse solar anular no Brasil e no mundo
+Eclipse solar: confira as fotos registradas no Brasil e no mundo