Ícone do site Portal Norte

Mais de 20 botos são encontrados mortos em Coari no Amazonas

Mais de 20 botos são encontrados mortos em Coari no Amazonas

Tucuxi (Sotalia fluviatilis) encontrado morto em Coari, município vizinho de Tefé, no Amazonas - Foto: Michel ChamyMichel Chamy

Na última semana, cerca de 23 carcaças de botos foram encontradas em lago de Coari, município no interior do Amazonas.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A maioria das ossadas se encontrava em estado avançado de decomposição, indicando que os animais haviam morrida dias anteriores.

A maior parte identificada foi de botos-vermelhos, assim como ocorreu no Lago Tefé.

As amostras dos bichos mortos foram coletadas para análise na busca de entender a causa das mortes.

Além disso, foram instalados sensores automáticos de temperatura da água e amostras de água foram retiradas para estudo físico-químico em laboratório.

Caso em Tefé

Desde o dia 23 de setembro, foi identificado um evento incomum de mortalidade de botos na região do Lago Tefé, no Médio Solimões.

Um total de 155 animais já foram encontrados. A seca e a temperatura da água, que chegou a 39,1°C às 16h no dia 28 de setembro, provavelmente estão diretamente relacionadas ao ocorrido, apesar de outras causas de morte ainda não estarem descartadas.

Além das altas temperaturas medidas no lago durante o período da tarde, há também uma grande variação da temperatura da água durante o dia, chegando a variar entre 28° e 38°C diariamente.

Dentre os resultados registrados, até o momento, estão: 155 golfinhos mortos, sendo 131 botos-vermelhos e 24 tucuxis.

Desse total, tivemos 123 animais necropsiados e amostras de tecidos e órgãos dos animais enviados para diversos laboratórios especializados distribuídos pelo Brasil.

RELACIONADAS

+ Botos morrem por possível hipertermia em Tefé-AM, diz ICMBio

+ Mortes de botos: equipe isola trechos quentes em lago no AM

Operação

Desde o dia 23 de outubro, a Operação Emergência Botos Tefé entrou em uma nova fase de operação.

Com a diminuição das mortes, a ação foi encerrada por parte do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Pesquisadores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) seguem realizando o monitoramento contínuo dos botos do Lago Tefé, bem como da qualidade da água do lago.

Sair da versão mobile